O uso do Canva e Padlet como recurso educativo para o ensino de ciências por investigação

Érica Maria de Sousa, Maria dos Livramento de Holanda, Isabel Cristina Higino Santana

Resumo


 

Resumo: Esse estudo trata-se de um relato das ações vivenciadas no II módulo do Programa de Residência Pedagógica do curso de Ciências Biológicas (FACEDI/UECE), onde, por intermédio da plataforma de design gráfico Canva e Padlet, realizou-se a produção de recursos didáticos atrativos com foco no ensino de ciências por investigação e abordando a temática "Vírus e defesa do corpo humano”. Tais materiais foram utilizados em uma turma do 7° Ano, da escola E.E.B. Dr. Geraldo Gomes de Azevedo, resultando em um processo de ensino e de aprendizagem satisfatório e significativo, contribuindo para o envolvimento dos estudantes nas aulas e atividades propostas. 

 

Palavras-chave:  Ensino Remoto. Recursos didáticos. Aprendizagem Significativa.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, Felipe; ANTUNES Mariana. Tecnologia na Educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e Debate em Educação, 5 (1), 124-131, 2015.

BYBEE, R. W. et al. The BSCS 5E Instructional Model: Origins and Effectiveness. Colorado Springs, v. 5, p. 88-98, 2006.

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. - Relato de Experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade - Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. V. 19, n. 1, p. 223-237, Rio de Janeiro, 2019.

KIEFER, A. P.; BATISTA, N. L. - Pensando a sala de aula invertida e o canva como ferramentas didáticas para o ensino remoto - Revista Metodologias e Aprendizado. V. 2. p.143-156. 2020.

PEDASTE, M. et al. Phases of Inquiry-Based Learning: Definitions and the Inquiry Cycle. Educational Research Review, v.14, p.47-61, 2015.

QUEIROZ, Joelma de Pontes Silveira. A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. CIET/EnPED, Educação e Tecnologia inovação em.

ROCHA, R. S.; MORAES, B. L. C. - Aplicação de ferramenta digital utilizando a Gallery Walk: O uso do Canva como estratégia didática no ensino técnico. Anais do CIET: EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020.

SÁ, E. F.; CASTRO LIMA, M. E. C.; AGUIAR JR, O. A construção de sentidos para o termo ensino por investigação no contexto de um curso de formação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16 n. 1, p. 79-102. 2011.

SAFETEC. (s/d). Ferramentas digitais para professores. Disponível em: < https://safetec.com.br/>. Acesso em: 18 Dez. 2021.

SANTOS, Vanide A. Dos; DANTAS, V. R.; GONÇALVES, A. B. V.; HOLANDA, B. M. W. BARBOSA, A. A. G. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: desafios e oportunidades na perspectiva docente. VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Maceió, Alagoas, 2020.

SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.15, e2016289, p.1-24, 2020.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio, v. 17, p. 49-67, 2015.

SCARPA D. L.; CAMPOS N. F. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 25-41, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.