A cultura da educação a distância na universidade estadual de Goiás: o instituído e o instituinte

Gilberto Rosa Campos, Raimundo Márcio Mota de Castro

Resumo


Resumo: A presença da educação a distância no ensino superior brasileiro tem sido consolidada após a LDBEN nº. 9.394/1996, e também com um conjunto de decretos ao longo dos anos. Como o objetivo de compreender os traços da cultura em EaD na Universidade Estadual de Goiás, debruçamos na análise de uma disciplina do Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede (Pear), que está sob a reponsabilidade do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear). Este programa oferta disciplinas para os cursos presenciais da UEG, na modalidade a distância. Partindo da revisão bibliográfica em Julia (2001), Viñao Frago (2001), Chervel (1990) e Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) discutimos práticas e ações que caracterizam a cultura de instituições educacionais. Realizamos ainda, uma entrevista semiestruturada para apreender como a construção de uma disciplina em EaD, explicita o instituído e o instituinte da cultura institucional. As práticas instituídas em EaD na UEG demonstram a predominância de traços de um modelo tradicional dessa modalidade educacional, sendo possível visualizar que no âmbito da docência existem ações que demarcam o instituinte presente no planejamento de uma disciplina em EaD.

 

Palavras-chave: Educação à distância. Cultura institucional. Educação superior.

 


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