TCC sem drama: o aprendizado da escrita acadêmica em um curso de licenciatura a distância

Francisca Hênia Cavalcante Peixoto, Rayane de Tasso Moreira Ribeiro, Leilane Kércia Barreto Soares, Roselita Maria de Souza Mendes, Germana Costa Paixão, Lydia Dayanne Maia Pantoja

Resumo


A escrita acadêmica é considerada um tema primordial em todo grau de escolaridade. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou apresentar as estratégias pedagógicas utilizadas em um projeto intitulado “TCC sem Drama” como um estímulo ao aprendizado da escrita acadêmica de alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, cujo público-alvo foi formado por 18 alunos matriculados no 5º semestre do referido curso em Jaguaribe, Ceará. Foram realizados quatro encontros por plataforma de videoconferência, em seguida houve a análise dos conteúdos provenientes das discussões durante os momentos síncronos e através de questionário eletrônico. Os encontros e as atividades desenvolvidas durante o projeto contribuíram, principalmente, para a construção de trabalhos acadêmicos, facilitando a compreensão sobre o padrão normativo e a escrita acadêmica, tendo como finalidade a construção de trabalhos na graduação com qualidade.


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