EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMO E ONDE ENSINAR? PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA

Sandra Nazaré Dias Bastos, Laina Costa Carvalho, Nelane do Socorro Marques-Silva, Ariadne da Costa Peres

Resumo


Essa pesquisa teve como objetivo investigar como futuros professores de Biologia percebem a Educação Ambiental (EA) e seu ensino. Partimos do pressuposto de que a forma como pensam e se relacionam com o ambiente implica diretamente na forma como vão trabalhar as questões ambientais em suas salas de aula. Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso “Formação inicial de Professores: Práticas Educativas em Espaços Não-Formais”, desenvolvido com 20 licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. Para a construção dos dados utilizamos um questionário, com perguntas abertas e as respostas foram analisadas pela análise de conteúdo descrita por Bardin. Verificamos que os alunos relacionam a EA com preservação e a conservação dos recursos naturais. Embora relacionem vários espaços como possibilidade para que a EA aconteça, a escola aparece como locus privilegiado da ação educativa. Os licenciandos destacam a importância e a necessidade do desenvolvimento de estratégias lúdicas (como os jogos), artísticas (teatro, música e desenho), além de aulas de campo, caminhadas e trilhas para se trabalhar a EA.

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