ANÁLISE E REDESENHO DO LAYOUT NO SETOR DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA DE CATAGUASES/MG

Josiane Aparecida Cardoso de Souza, Mauro Lúcio Mazini Filho, Gabriela Rezende de Oliveira Venturini, Adriano Zene de Souza

Resumo


Este trabalho demonstra e analisa a aplicação de simulação computacional como ferramenta complementar a uma metodologia de projeto de layout em uma indústria metalúrgica, especificamente no setor de produção. A aplicação da metodologia proposta ocorreu segundo a abordagem da pesquisa, na qual foi testada uma modificação na disposição das máquinas e equipamentos com o intuibto de reduzir custos, aumentar a produtividade e consequentemente melhorar a eficiência da empresa. Os resultados alcançados com a pesquisa demonstraram que é possível melhorar a fluidez dos processos e o aproveitamento do espaço fabril, utilizando um novo modelo de arranjo físico.


Texto completo:

PDF

Referências


CORRÊA, Henrique L., CORRÊA, Carlos A. Administração de Produções e Operações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LIMA, Cláudia Campos. AutoCad 2011. 1ª ed. São Paulo: Érica, 2010.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da Produção e Operações. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning: 2011.

MINISTÈRIO DO TRABALHO. Norma reguladora NR12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos; Disponível em < http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras/norma-regulamentadora-n-12-seguranca-no-trabalho-em-maquinas-e-equipamentos>

TORTORELLA, G. L., FOGLIATTO, F. S. Planejamento Sistemático de Layout com Apoio de Análise de Decisão Multicritério. Produção. v.18 n3, 2008.

SANTOS, Emerson Marcelo dos et al. A importância do sub-sistema físico no modelo de negócio. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 21, n. 41, p. 53-57, mar. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em:

SLACK, Nigel, CHAMBERS, Stuart, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3ª ed. São Paulo, Atlas: 2009.

VIANA, João José. Administração de Materiais: Um Enfoque Prático. São Paulo. Atlas: 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.