A LUDICIDADE NA MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Kamila Resende Moraes Amaral

Resumo


 A ludicidade é um processo muito interessante que chama a atenção dos alunos. A disciplina de Matemática, muitas das vezes, é um conteúdo que os alunos têm bastante dificuldade de aprender. Envolver atividades lúdicas na Matemática torna os conteúdos mais prazerosos e fáceis de serem interpretados. O objetivo dessa pesquisa foi estudar a ludicidade aplicada na disciplina Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia usada para essa pesquisa trata-se de revisão bibliográfica e uso de jogos lúdicos que podem ser criados na sala de aula. Foi possível perceber que o emprego de tais atividades têm tido resultados positivos, de participação das aulas e fixação dos conteúdos aplicados.


Texto completo:

PDF

Referências


BOMFIM, Jamile Souza. A utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem relativo ao ensino do conjunto dos números inteiros. 2016. 63 f. TCC (Licenciatura) – Curso de Matemática, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2016.

FIGUEREDO, Milene da Silva. A importância do lúdico no ensino de Matemática: Uma amostra da concepção de professores do Ensino Fundamental II na cidade de Pombal-PB. 2011. 63 f. TCC (Licenciatura) – Curso de Matemática, Universidade Federal da Paraíba, Pombal, 2011.

MACHADO, Aparecida Itamara. O lúdico na aprendizagem da Matemática. 2011. 58 f. Monografia (Especialização) – Curso de Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

MORGADO, Gleidi; GAMA, Maycon; OLIVEIRA, Patrícia. Práticas de ludicidade no Ensino da Matemática na Educação Infantil. 2019. 26 f. TCC (Licenciatura) – Curso de Pedagogia, Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra, Serra, 2019.

MUNIZ, Keice Caramelo. A ludicidade no ensino da Matemática. 2018. 37 f. Monografia (Especialização) – Curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.

PEREIRA, Maria Lúcia. Atividades lúdicas de Matemática no Ensino Fundamental. 2017. 31 f. TCC (Licenciatura) – Curso de Pedagogia, Instituto de Educação de Angra dos Reis, Angra dos Reis, 2017.

SANT’ANNA, Daiane Alves Barbosa de. O lúdico como ferramenta pedagógica de ensino da Matemática na Educação Infantil. 2017. 26 f. TCC (Licenciatura) – Curso de Pedagogia, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis, Angra dos Reis, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.