A gestão de carreira no ensino especializado da música: projeto educativo de uma escola artística de música

Anne Victorino d’Almeida, Susana Oliveira e Sá

Resumo


Resumo:Este estudo propõe incluir num Projeto Educativo de uma Escola Artística de Música medidas e linhas de ação para uma maior preparação dos alunos no âmbito da Gestão de Carreira.  Ouvidos professores de ensino especializado da música de diversas especialidades e jovens recém-licenciados na área da música instrumental, iremos refletir os benefícios para os alunos de uma implementação de definição e estratégias para que a carreira, iniciada precocemente, seja conduzida de forma gradual. Este estudo tem como objetivo geral demonstrar os motivos pelos quais a carreira de músico se inicia gradualmente na infância para posteriormente identificar o que pode ser melhorado no ensino especializado da música no âmbito da gestão de carreira assim como procurar estratégias para as consolidar. A análise da questão apresentada será feita de duas formas, iniciando-se por uma pesquisa bibliográfica e documental, incluindo teses e artigos, seguindo-se um questionário de resposta múltipla a cerca de meia centena de professores e alunos recém-licenciados através de um formulário online garantindo a fiabilidade, tratamento da privacidade dos dados e rapidez na condução do processo. Por fim, apresentaremos uma proposta a incluir num Projeto Educativo de uam Escola Artística de Música que envolva a Gestão de Carreira como ferramenta fundamental para uma futura carreira artística.


Texto completo:

PDF

Referências


GOMES, L., SILVA, L., FERREIRA, D. (2017). Planeamento Estratégico Aplicado à Carreira Musical. Revista de Economia Empresas e Empreendedores na CPLP.

HARON, B.(2000). A música na mente. Revista Newswee

ILARI, B. (2003). A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical.

MAUDONNET, D. (2015). Estratégias de Desenvolvimento na Carreira Musical: o Impacto das Mudanças Tecnológicas e Institucionais.

MELO, L.P., VITAL, W.D.F. (2020), A Importância da Administração na Carreira Artística musical: Gestão de carreira.

MENEGHELLO, A. (2020). Marketing para Músicos. https://andremeneghello.com.br/baixe-ebook-marketing-para-musicos

NUNES, I.I.L. (2021). Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical.

SANTOS, T.M.G. (2013). A Regulação do Ensino Vocacional da Música. Um Estudo Sobre o Regime Articulado na Perspetiva dos Atores.

ZORZAL, R.C. (2012). Uma Breve Discussão Sobre Talento Musical. Revista Música Hodie, Goiânia.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.