A influência da liderança partilhada no bem-estar docente

Lisete Maria Serra Jacinto Mourão, Susana Oliveira e Sá

Resumo


educação e o mundo seria muito mais pobre, culturalmente e não só. Ao mesmo tempo, é uma profissão cada vez mais desafiante, mas em que nem todos os desafios são salutares, levando por vezes ao desgaste físico e psicológico. É considerada uma profissão de risco físico e mental, tornando assim os professores mais vulneráveis e suscetíveis a situações que põem em risco o seu bem-estar, o que inevitavelmente provoca impacto na qualidade da educação. A presente investigação, com o seu caráter exploratório pretende avaliar o impacto que o exercício de liderança, nomeadamente, da liderança partilhada tem sobre o bem-estar docente. Após a revisão bibliográfica sobre as temáticas: líder, liderança, liderança partilhada e bem-estar docente (em contraponto com o mal-estar), procurou-se compreender como os docentes percecionam a importância do líder e do estilo de liderança, bem como a forma como acham que este interfere no seu bem-estar. Procurou-se também perceber se consideram existir estilos de liderança que contribuam para esse bem-estar. Neste sentido, elaborou-se um questionário que foi aplicado a cinco docentes, que exercem funções em agrupamento de escolas diversificados. Os resultados alcançados parecem indicar que o estilo de liderança tem bastante influência no bem-estar do professor. A liderança partilhada é aquela que é defendida por todos como sendo a que mais contribui para o bem-estar docente.

 

Palavras-chave: Líder, Liderança, Liderança Partilhada, Bem-estar e Mal-estar.

 


Texto completo:

PDF

Referências


Alarcão, I. (2001). Escola reflexiva e supervisão. Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora.

Alexandre, F. & Vicente, L. (2021). O Bem-estar do Professor como Fator impactante no Sucesso Educativo dos Alunos. Eduletters 6, julho.

Almeida, F. N. (1995). Psicologia para gestores. Comportamentos de sucesso nas organizações. Lisboa: McGraw-Hill de Portugal.

Alves, J. M. (2003). Organização, gestão e projecto educativo das escolas. Porto: Editores Asa.

Alves, J. M. (2020). Os professores: Sal da terra, luz da humanidade. In Jornal O Público. https://www.publico.pt/2020/10/05/impar/noticia/professores-sal-terra-luz-humanidade-1933628

Alves, J. M. & Cabral, I. (2021). Lideranças Educativas e Organização Escolar: pensar, investigar, disseminar. Eduletters. Faculdade de Educação e Psicologia. Porto. Portugal. Disponível em: Eduletters_AGO21_VF.pdf

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. Lisboa. Portugal: Edições 70.

Bento, A. (2008). Estilos de Liderança dos líderes escolares da Região Autónoma da Madeira. In Costa, J., Neto-Mendes, A. & Ventura, A. (Org). Actas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar – Trabalho Docente e Organizações Educativas (pp.145-157). Aveiro: Universidade de Aveiro. (Publicação em CD-ROM – ISBN 978-972-789-281-5).

Bolívar, A. (2012). Melhorar os processos e os resultados educativos. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Burns, J. M. (1978). Leadership. Harper and Row. New York.

Caixeiro, C. (2014). Liderança e cultura organizacional: o impacto da liderança do director na(s) cultura(s) organizacional(ais) escolar(es). [Dissertação de Mestrado]. Universidade de Évora. Portugal.

Caixeiro, C., Verdasca. J., Estêvão, C. (s.d.) Liderança e cultura organizacional: o impacto da liderança do director na(s) cultura(s) organizacional(ais) escolar(es).

Cardoso, Luís (1998). Gestão Estratégica das Organizações. Ao encontro do 3º milénio (3ª ed.). Lisboa – São Paulo: Editorial Verbo. Universidade Católica Portuguesa.

Chiavenato, I. (1993). Teoria Geral da Administração-volume2 (4ª ed.). São Paulo: Makron Books.

Chiavenato, I. (2000a). Administração nos novos tempos (6ª ed.). Rio de Janeiro: Editora Campus.

Chiavenato, I. (2009). Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7ª ed. Barueri, SP: Manoele.

Costa, A. R. C. (2011). Práticas e Comportamentos de Liderança na Gestão dos Recursos Humanos Escolares: Estudo de Caso numa Escola da Região Autónoma da Madeira. [Dissertação de Mestrado]. Universidade da Madeira. Funchal.

Dutschke, G., Dutschke, M. & Gramaxo, P. (s.d.). Estilos de liderança e felicidade organizacional. Um estudo exploratório em docentes. Univ. Atlântica, Univ. Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Portugal: Lisboa.

Esteve, J. M. (1994). O mal-estar docente. 3. ed. Barcelona: Paidós.

Guimarães, L., Machado, M. & Silva, B. (2021). Estilos de liderança e satisfação no trabalho. Revista Multidisciplinar. Humanidades e Tecnologias (FINOM). ISSN: 1809-1628. Vol. 28. Faculdade do Nordeste de Minas. Brasil: Minas Gerais.

Günther, H. (2017). Práticas de Liderança na Escola Pública: um estudo comparativo. [Dissertação de Doutoramento]. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Brasil

Hargreaves, A., Fink, D. (2007). Liderança Sustentável. Porto. Porto Editora, Lda

Harris, A. (2002). School Improvement. What’s in it for school?. London, Routledge. Disponível em: http://www.almaharris.co.uk/books.htm

Jesuíno, J. (2005), Processos de Liderança, 4ª ed., Lisboa, Livros Horizonte.

Jesus, S. (1996). A motivação para a profissão docente. Aveiro, Portugal: Estante Editora.

Jesus, S. (2007) Professor Sem Stress: Realização e Bem-Estar Docente. Porto Alegre: Mediação.

Jesus, S. N. (2005). Bem-Estar docente: Perspetivas para superar o mal-estar dos professores. In A. Marques Pinto & A. Lopes da Silva (Eds.). Stress e BemEstar (pp. 167-184). Lisboa: Climepsi Editores.

Jesus, P. (2021). Inovação educacional ao nível da escola: a liderança como dimensão-chave. Eduletters 5, Maio.

Lopes, A., Baioa, P. (2011). O Impacto da Liderança Partilhada no Desempenho Organizacional Percecionado. Gestão e Desenvolvimento. 19. (p.7-36).

Lück, H. (2009). Dimensões da gestão escolar e suas competências. Editora Positivo. Brasil: Curitiba.

Mateus, T. (2017). O impacto da prática profissional no bem-estar dos professores de Educação Especial. [Dissertação de Mestrado]. Escola Superior de Educação. Instituto Piaget. Portugal.

Nóvoa, A. (2013). Os professores e histórias da sua vida. Vidas de professores (pp. 11-30). Porto: Porto Editora.

OCDE (2014). La recherche et l’innovation dans l’enseignement. Environnements pédagogiques et practices novatrices. Paris: OCDE.

Owens, R. G. (1991). Organisational Behaviour in Education. Needham Heights: Prentice-Hall.

Parreira, P. M. (2005). Organizações. Coimbra. Formasau – Formação e Saúde, Lda.

Patton, M. (2002). Qualitative research & evaluation methods. Thousands Oaks: Sage Publictions.

Picado, L. (2009). Ser professor: do mal-estar para o bem-estar docente. O portal da psicólogos.

Project Teaching To Be. (2021). Disponível em: https://teachingtobe.eu/.

Sanches, M. e Dias, M. (2014). Liderança em Agrupamentos de Territórios de Intervenção Prioritária: Imperativos, contingências e lógicas de acção. Da Investigação às Práticas, 5 (I), 19-40.

Santos, D. (2012). A Influência da Gestão Escolar no Bem-Estar Docente: Percepções de Professores sobre Líderes Educacionais de Uma Escola Particular de Porto Alegre. [Dissertação de Mestrado]. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Brasil: Porto Alegre

Silva, J. S. (2015). A influência do gestor escolar na promoção do bem-estar docente. [Dissertação de Mestrado].Brasil: Canoas.

Teixeira, C. S. R. V. (2011). Percepções sobre Liderança, Clima Escolar e Participação Docente numa Escola Secundária da Região Autónoma dos Açores [Dissertação de Mestrado]. Universidade de Coimbra.

Tekulovanu, E. H. (2018). Liderança e Gestão de Conflito na Escola: Escola Magistério de Ondjiva. “Dr. António Agostinho Neto” e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda. [Dissertação de Mestrado]. ISCTE, IUL. Lisboa.

Trigo, João, Costa, Jorge Adelino (2008). Liderança nas organizações educativas: a direcção por valores. In Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 561-582, out./dez..

Whitaker, P. (2000). Gerir a Mudança nas Escolas. Porto: Edições Asa.

Legislação

Constituição da República Portuguesa. - Diário da República n.º 86/1976, Série I de 1976-04-10.

Decreto – Lei n.º 75/2008 de 22 de abril.

Decreto – Lei n.º 137/2012 de 2 de julho.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.