Relevância da inteligência emocional na liderança das escolas do ensino especializado da música em Portugal

Raquel Resende de Andrade, Susana Oliveira e Sá

Resumo


Resumo: O presente trabalho centra-se na importância da consciência das emoções e na relevância da inteligência emocional na liderança das escolas do ensino especializado da música em Portugal. Este artigo científico tem como principal objetivo identificar e avaliar a importância e/ou a presença da inteligência emocional na liderança escolar. Pretende-se verificar se o conceito de inteligência emocional é perceptível e observável, aos olhos dos docentes e não docentes, na gestão das escolas do ensino especializado da música em Portugal. A amostra em estudo é do tipo não probabilístico por conveniência, constituída por docentes e não docentes de escolas do ensino especializado da música em Portugal. Os critérios de inclusão são: ser docente ou não docente numa escola do ensino especializado da música em Portugal e aceitar participar voluntariamente no estudo. O inquérito por questionário foi respondido por 88 indivíduos, tendo sido enviados individualmente para cada um, sabendo que estes são docentes ou não docentes de escolas do ensino especializado da música em Portugal. A média de idades varia entre os 22 e os 60 anos, situando-se medianamente em 38,6 anos. Em relação à localização das escolas respondentes, as zonas Norte e Centro do país obtiveram a mesma quantidade de respostas representando individualmente 42% de respostas; a Área Metropolitana de Lisboa e a Região Autónoma dos Açores também com a mesma percentagem, 4,5%; o Alentejo 3,4%, o Algarve 2,3% e a Região Autónoma da Madeira 1,1%. A prevalência de respostas no Norte e Centro prendem-se com o facto de a autora deste trabalho residir e trabalhar nestas zonas do país.

 

Palavras-chave: Escola, Inteligência Emocional, Liderança, Música.

 

 

 

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