Relato de experiência de um projeto de extensão: deficiência visual em uma instituição de ensino público

William Júnio do Carmo

Resumo


 Com base no estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015, que assegura o direito das pessoas com deficiência à educação, vem sendo realizado um projeto de extensão no IFTM – Campus Paracatu, desde 2019, voltado para dar acompanhamento a discentes com deficiência visual. O intuito do projeto, é facilitar a autonomia desses discentes dentro de todas as rotinas realizadas diariamente junto ao curso, seja na sala de aula ou entre os departamentos e espaços do campus. Para isso, foi criado uma equipe multidisciplinar junto a esse projeto, de forma a dar um suporte para todas as demandas constantes oriundas dos relatórios semanais, enviados pelas monitoras do projeto. Com isso, o projeto tem o foco da inclusão; permanência e êxito, das discentes matriculadas, dentro do ambiente escolar, atendendo as diretrizes constantes no Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração, numa perspectiva inclusiva, facilitando suas atividades escolares, utilizado meios dentro do ambiente escolar para que fosse realizado esse direito, sejam recursos físicos, didáticos, pedagógicos, tecnológicos e audiovisuais junto ao corpo técnico e docente. Dessa forma, o projeto tem como objetivo geral de manter a inclusão e permanência de alunos com deficiência visual no IFTM Campus Paracatu.

 

Palavras-chaves: Deficiência visual. Inclusão. Autonomia.


Texto completo:

PDF

Referências


VENTURINI, N. H. B., KARA-JOSÉ, N. Visão subnormal: orientações ao professor do ensino regular. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994. p.48.

GALVÃO FILHO, T. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009. Disponível em: http://www.galvaofilho.net/assistiva.pdf. Acesso em: 05/08/2022.

LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência (Estatuto da Pessoa Com Deficiência). Acesso em: 05/08/2022.

MAZZARO, J. L. Mas, afinal, o que é orientação e mobilidade? In: MACHADO, Edilene Vieira. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual, Brasília: MEC/SEESP, 2003.

OMOTE, S. Deficiência e não deficiência: recortes do mesmo tecido. Revista Brasileira de Educação Especial, nº2. Piracicaba, 1994, p.127-133.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Adaptações Curriculares – Estratégias para Educação de Alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC, 1999, 64 p.

PRADO, L.S. Sala de recursos para deficientes visuais: um itinerário, diversos olhares. 2007. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) –Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2007.

RESOLUÇÃO “AD REFERENDUM” Nº 79/2014, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014 Dispõe sobre a aprovação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Técnico em Administração, na forma integrada ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Paracatu – 2015/1.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.