Suporte digital e o seu resultado enquanto elemento motivador nas aulas de instrumento

André Filipe Mateus Marçal, Susana Oliveira e Sá

Resumo


Resumo: Para responder a um ensino de qualidade, é necessário a aquisição de diversas competências, uma evolução constante, uma procura por mais saberes e diversas formas para ajudar os alunos a alcançar os objetivos, balanceando e acompanhando este ritmo imposto pela sociedade, capacitando-se cada vez mais das melhores ferramentas pedagógicas que lhe permitem uma melhor perceção do ambiente e do que o rodeia. Atualmente, a maioria os professores da área do Ensino Artístico Especializado Artístico utilizam as novas tecnologias, mais especificamente o suporte digital, como recurso educativo, auxiliando no estudo individual dos alunos e na supervisão do mesmo, as utilizações das novas tecnologias permitem uma supervisão mais alargada mesmo à distância. No meu dia a dia enquanto professor, o suporte digital assume-se como uma ferramenta bastante poderosa, traz imensos benefícios na motivação dos alunos, ajuda na sua prática diária e permite uma evolução constante. As novas tecnologias estão cada vez mais presentes na educação, com a situação pandémica tornou-se numa ferramenta imprescindível na comunicação e na supervisão dos alunos.

 

Palavras-chave: novas tecnologias, aulas, supervisão, motivação.


Texto completo:

PDF

Referências


Referências Bibliográficas

Almeida, M. (2001). Informática e formação de professores. Ministério da Educação. Brasília: Proinfo.

Araújo, R., Cavalcanti, C., & Figueiredo, E. (2010). Motivação para a prática musical no ensino superior: três possibilidades de abordagens discursivas. Revista da ABEM. Porto Alegre, 24, 34 – 44

Arends, R. (1995). Aprender a Ensinar. Lisboa: McGraw-Hill

Bandura, A. (1977). Self-efficacy: toward a unifying theory of behavioural change.

Educators Journal, 76 (6), 31 – 36.

Dowling, W. J., & Harwood, D. L. (1986). Music Cognition. California: Academic Press.

Dweck, C. S. & Molden, D. C. (2005). Self-Theories: Their Impact on Competence, Motivation and Acquisition. In Elliot, A. J., & Dweck, C. S. (Ed.), The Handbook of Competence and Motivation, pp. 122 - 140. New York: The Guilford Press.

Dweck, C.S. (2006). Mindset. New York: Random House.

Eccles, J. (1983). Expectancies, values and academic behaviours. In J. T. Spence (Ed.),

Achievement and achievement motives. San Francisco: San Francisco, Freeman

Gabrielsson, A. (1999). The Performance of Music. In Deutsch, D. (Ed.), The Psychology of Music. New York: Academic Press.

Gatti, B. (1993). Os agentes escolares e o computador no ensino. Revista de Educação e Informática, SEESP-FDE, São Paulo, 4, 22-27

Green, B., & Gallwey, W.T. (1987). The Inner Game of Music. London: Pan Books

Hallam, S. (1998). Instrumental teching – a pratical guide to better teaching and learnig. Oxford: Heinemann Educational Publishers.

Hallam, S. (2000). Understanding Musical Motivation. In Jankowsky, W. (Ed.) Czlowick – muzyka – psychologia (Music – Psychology: A tribute to professor Maria Manturzewska). Warsow: Fryderyck Chopin Academy of Music.

Hallam, S. (2001). The development of metacognition in musicians: Implications for education, B. J. Music Ed. Cambridge University Press, 18 (1), 27 – 39.

Hallam, S. (2002) Musical Motivation: towards a model synthesising the research. Music Education Research, 4 (2), 225 – 244.

Januszewski, A., & Molenda, M. (2008). Educational Technology. A definition with commentary. NY/London: Lawrence Erlbaum Associates.

Jeong, H., & S. (2010). Productive use of learning resources in an online problem-based learning. Computers in Human Behavior, 26, 84 - 99.

Johnston, P. (2004). The Practice Revolution – Getting the great results from the six days between music lessons. PracticeSpot Press.

Macmillan, J. (2004). Learning the piano: a study of attitudes to parental involvement. British Journal of Music Education, 21(3), 295 – 311.

McPherson, G.E., & Gabrielsson, A. (2002). From Sound to Sign. In Parncutt, R. & McPherson, G.E. (Eds.), The Science & Psychology of Music Performance. New York: Oxford University Press.

McPherson, G.E., & Renwick J.M. (2002). Interest and choice: student-selected repertoire and its effect on practising behavior. B. J. Music Ed. Cambridge University Press, 19(2), 173 – 188.

Mercado, L. (2002). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: Edufal.

Moran, J. (1995). Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, 23(2), 126.

Nielsen, S. (2004). Strategies and self-efficacy beliefs in instrumental and vocal individual practice: a study of students in higher music education. Psychology of Music, 32(4), 418 – 431.

Nuttin, J. (1985). Theorie de la motivation humaine. Paris: PUF.

Pretto, N. (1999). Uma escola sem/com futuro : Educação e multimídia. Campinas: Papirus.

Ramos, J. L. (2009). Avaliação e Qualidade de Recursos Educativos Digitais. Cadernos SACAUSEF V.

Ramos, J. L., Teodoro, V. D., Fernandes, J. P. S., Ferreira, F. M., & Chagas, I. (2010). Portal das Escolas. Recursos Educativos Digitais para Portugal. Estudo Estratégico. GEPE/Ministério da Educação.

Taylor, R. (1980). The computer in school: Tutor, Tool, Tutee. Teachers College Press.

Tchounikine, P. (2011). Computer Science and Educational Software Design. A Resource for Multidisciplinary Work in Technology. Enhanced Learning. Springer.

Timperley, H., & Hattie, J. (2007). The Power of Feedback. Review of Educational Research, University of Auckland, 77 (1), 81 – 112.

Walt Disney Music, C. (2003). Disney Movie Hits (Alto sax). Milwawkee: Hal Leonard.

Weiner, B. (1986). An attributional theory of motivation and emotion. New York: Springer.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.