Imprensa como fonte: contribuições do fotojornalismo para pesquisas em história da educação

Edgar da Silva Queiros, Celeida Maria da Costa Souza e Silva

Resumo


Resumo: No campo da História da Educação muitas pesquisas têm utilizado a imprensa e a fotografia como fonte de investigação. Importante salientar o papel memorável da fotografia para história da humanidade, elemento fundamental de registro do tempo social. Ao longo do tempo a fotografia avançou tecnologicamente, sofreu adaptação dos aparelhos, passou a ter mais estudos e foi modificando a forma de se fazer registros. Na história da imprensa, a fotografia ganhou um caráter informativo e constitutivo da notícia. De cunho qualitativo, esta é uma pesquisa bibliográfica, na qual são feitas análises por meio de artigos científicos, livros, homepages e outros saberes para discussão. Objetiva-se analisar o fotojornalismo como fonte de pesquisas em História da Educação por meio da imprensa. Primeiro, apresenta-se conceitos e reflexões sobre o fotojornalismo, depois, discute-se o uso da fotografia em pesquisas da História da Educação, e por fim, analisa-se o uso do fotojornalismo como fonte de pesquisa em neste campo de estudo. Portanto, o fotojornalismo é uma fonte conjunta com a imprensa, na qual possui e complementa elementos da informação jornalística. Ao utilizar a imprensa como fonte é necessário que haja inquirição do objeto investigado juntamente a fonte escrita, porque as imagens contêm discurso em relação ao objeto investigado em História da Educação.  

 

Palavras-chaves: 1. História da Educação. 2. Fotojornalismo. 3. Imprensa. 4. Fonte de Pesquisa.

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


BAEZA, Pepe. Por una función crítica de la fotografía de prensa. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2001.

BIONDI, Angie. O sofrimento como exemplo no fotojornalismo: Notas sobre os limites de uma identidade. BrazilianJournalismResearch, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p.90-103, 2011.

CIAVATTA, Maria. O Mundo do Trabalho em Imagens: memória, história e fotografia. Rev. Psicol., Organ. Trab., Santa Catarina, v. 12, n. 1, p. 33-46, jan./abr. 2012.

HUMBERTO, Luis. Fotografia, a poética do banal. Brasília: Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.

KOSSOY, Boris. Os tempos da Fotografia. 2. ed. Cotia/Sp: Ateliê Editorial, 2007.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones Unad, Bogotá, v. 14, n. 2, p. 55-73, dez. 2015.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál., Florianópolis, v. 10 n. esp., p. 37-45, 2007.

MAUAD, Ana Maria. ATRAVÉS DA IMAGEM: fotografia e história interfaces. Revista Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.

MOGARRO, Maria João (2006). Arquivo e Educação: A construção da memória educativa. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 1, pp. 71¬ 84. Consultado em [maio, 2022] em http://sisifo.fpce.ul.pt.

MONTEIRO, Charles. História e Fotojornalismo: reflexões sobre o conceito e a pesquisa na área. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 64 - 89. jan./abr. 2016.

PASQUINI, Adriana Salvaterra; TOLEDO, César Alencar Arnaut. Historiografia da Educação: A imprensa enquanto fonte de investigação. Interfaces Cientificas, Aracaju - SE, v. 2, n. 3, p.257-267, jun. 2014.

PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2007.

SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a História da Educação. Revista Histedbr On-Line, Campinas, v., n. 0, p. 28-35, ago. 2006.

SILVA, Jusilene dos Santos Branco da; SILVA, Celeida Maria Costa de Souza e; QUEIROS, Edgar da Silva. História da Educação Salesiana na imprensa Sul-mato-grossense (1977-2017). Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, Bauru, v. 10, n. 1, p. 109-122, abr. 2021.

SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: Introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.