O papel da fundação Banco do Brasil no desenvolvimento da educação financeira

Leonardo Porto Calegario, Juliano Melquiades Vianello

Resumo


Resumo: A presente pesquisa buscou realizar uma análise quantitativa do papel da Fundação Banco do Brasil no desenvolvimento da educação financeira, nos últimos 5 anos. Neste sentido fez-se necessário construir um breve referencial teórico em torno dos conceitos de cidadania financeira e educação financeira, bem como explicar a formatação do sistema financeiro nacional e situar o Banco do Brasil neste sistema, uma vez que este utiliza-se da Fundação Banco do Brasil para potencializar a aplicação de suas estratégias de aplicação do seu investimento social privado. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso, adicionando-se pesquisa bibliográfica e análises quantitativas para melhor embasamento dos resultados. Como resultado apresenta-se a análise dos Projeto da Fundação Banco do Brasil e sua relação com os Índices de Desenvolvimento Humano Geral e de Educação, além da análise de valores investidos nos projetos de educação com recorte por municípios e estados.

 

Palavras-Chave: Banco do Brasil. Fundação Banco do Brasil. Educação Financeira. Índice de Desenvolvimento Humano.


Texto completo:

PDF

Referências


BANCO DO BRASIL. Disponível em: https://ri.bb.com.br/informacoes-financeiras/apresentacoes/. Acesso 15 out 2021.

BRASIL. Relatório Cidadania Financeira 2018. Banco Central do Brasil. Disponível: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/RIF/Relatorio%20Cidadania%20Financeira_BCB_16jan_2019.pdf. Acesso em: 26 set. 2021.

CAVALCANTE, Francisco. Mercado de Capitais. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

DODL, Alessandra; BARROS, José. Desafios do sistema financeiro nacional: o que falta para colher os benefícios da estabilidade conquistada. Elsevier Brasil, 2011.

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL. Disponível em: https://www.fbb.org.br/images/Sobre_nos/ Acesso em 14 nov. 2021.

GOODE, W. J. & HATT, P. K..Métodos em pesquisa social.3.ed São Paulo: Cia Editora Nacional, 1969.

GOMES, Samuel José Fraga Ramos et al. Cidadania financeira na perspectiva da educação matemática crítica no Brasil. 2021.

OCDE. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Paris, 2005b. Disponível em https://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

Power-bi-https://learn.microsoft.com/pt-br/power-bi/fundamentals/power-bi-overview. Criado em: 10 set 2022

TOMIO, Bruno Thiago; RODRIGUES, Georges Cherry; RAHN, Ricardo Rafael. Cidadania financeira no Vale do Itajaí: Finanças nas escolas públicas. Interagir: pensando a extensão, v. 1, n. 26, p. 79-84, 2018.

SILVA, Sheldon William et al. O sistema financeiro nacional brasileiro: contexto, estrutura e evolução. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 14, n. 1, p. 1015-1029, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.