Educação na saúde – da disciplina à prática: contribuições para a formação acadêmica e profissional

Edson Geraldo Fagundes, Gustavo Antônio Raimondi, Luciana Saraiva da Silva

Resumo


Resumo: O artigo trata de um ensaio teórico acerca das reflexões da Disciplina de Educação na Saúde, objetivando refletir sobre os processos de ensino e de aprendizagem dos trabalhadores da saúde e das comunidades a fim de compreender possíveis estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da educação na saúde do ambiente acadêmico para o profissional e vice-versa, bem como, as diversas influencias na transformação da relação aluno/profissional, destacando e fortalecendo as políticas de educação na saúde para a formação de recursos humanos no SUS nas dimensões educativas e pedagógicas. Além disso, instiga diferentes abordagens e interfaces da Educação Permanente em Saúde (EPS) e da Educação Continuada (EC) suscitando contribuições para a consolidação das ações de promoção e prevenção, bem como a capacitação dos profissionais da rede. Não obstante, percebemos a luta pela efetivação de políticas públicas de formação profissional e acesso a ações e serviços de saúde pelos usuários, emergindo as potencialidades de um sistema robusto, tecnológico, universal, equânime e acessível.

 

Palavras-chave: Promoção, Saúde, Educação, Permanente, Continuada.


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