Metodologia de Investigação Genética Histórico-Cultural e pesquisa teórica

Bruno Corrêa Sartini, Andrea Maturano Longarezi, Guilherme Saramago de Oliveira

Resumo


Resumo: Este artigo se propõe a apresentar a Metodologia de Investigação Genética Histórico-Cultural, proposta por L. S. Vigotski e seus colaboradores, a fim de delinear aportes que fundamentam pesquisas de natureza teórica. O trabalho realizado  se constitui em um ensaio teórico. A metodologia proposta por L. S. Vigotski, de base materialista histórico-dialética, orientada pelos métodos de investigação e exposição, traz subsídios para pesquisas de natureza teórica, orientadas pela teoria histórico-cultural, que se diferem da pesquisa bibliográfica, especificamente porque buscam o processo de construção teórica ao longo do movimento histórico. Dito de outro modo, a natureza do método delineia sua configuração metodológica e abre caminhos para a organização dos procedimentos investigativos.

 

Palavras-chave: Metodologia. L. S. Vigotski. Materialismo Histórico Dialético.


Texto completo:

PDF

Referências


GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

LENIN, V.I.. As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo. In: LENIN, V.I., Obras Escolhidas em seis tomos (Tomo I, pp. 35-39). Lisboa, Portugal: Edições “Avante!”, 1977 (Trabalho original publicado em 1913).

LONGAREZI, Andréa Maturano. Teoria do experimento formativo no sistema Elkonin-Davidov-Repkin. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental. Sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas: Mercado de Letras - Uberlândia: Edufu, 2019.

LONGAREZI, Andréa M. Experimento de formação gradual: o método de estudo da gênese dos processos cognoscitivos de P. Ya. GALPERIN. In: LONGAREZI, A.M.; PUENTES, R.V. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental. Sistema Galperin-Talizina. Editora Acadêmico Digital, 2021. DOI: 10.37885/210705486. https://downloads.editoracientifica.org/articles/210705486.pdf.

LONGAREZI, A. M. O método experimental que edifica a Aprendizagem Desenvolvimental na perspectiva do sistema Elkonin-Davidov-Repkin: aspectos históricos e epistemológicos. In: LONGAREZI, A.M.; REPKIN, V.V.; REPKINA, N.V.; PUENTES, R.V. Aprendizagem desenvolvimental e atividade de estudo. Abordagem na perspectiva do sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas: Mercado de Letras, 2023a.

LONGAREZI, A. M. O experimento formativo no sistema Elkonin-Davidov-Repkin: conceito, finalidades e impactos. In: LONGAREZI, A.M.; REPKIN, V.V.; REPKINA, N.V.; PUENTES, R.V. Aprendizagem desenvolvimental e atividade de estudo. Abordagem na perspectiva do sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas: Mercado de Letras, 2023b.

LONGAREZI, A. M. Teoria da Atividade de Estudo e Teoria do Experimento Formativo. In: LONGAREZI, A.M.; REPKIN, V.V.; REPKINA, N.V.; PUENTES, R.V. Aprendizagem desenvolvimental e atividade de estudo. Abordagem na perspectiva do sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas: Mercado de Letras, 2023c.

LONGAREZI, A.M; FEROLA, B.C. Educação-aprendizagem-desenvolvimento e o método de investigação na concepção de L. V. Zankov. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Vol. 7, n. 2, 2023. Acesso em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/70265

LONGAREZI, A.M., MARTINS, I.K M. de O. The Galperin–Talyzina Method of Psychological Investigation of the Genesis of Cognitive Processes. Psychology in Russia: State of the Art, 2023,16(3), 00-00. DOI: 10.11621/pir.2023.0304.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N.. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, v. 34, n. 71, p. 223-239, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/75VNGFj5PH5gy3VsPNp3L6t/

MARX, K.; ENGELS, F.. Teses sobre Feurbach (R. Enderle, N. Schneider, & L. C. Martorano, trad.). In: MARX, K.; ENGELS, F.. A Ideologia Alemã (pp. 533-535). São Paulo: Boitempo, 2007. (Trabalho original publicado em 1888). ISBN: 978-85-7559-073-7

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

SILVA, H. R.; HERMIDA, J. F. Os métodos de investigação e exposição em Marx e a pesquisa no campo educacional . Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 177–195, 2021. DOI: 10.9771/gmed.v13i3.45404. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45404. Acesso em: 2 dez. 2023.

VERESOV, N. Undiscovered Vygotsky: Etudes on the pre-history of cultural-historical psychology. Peter Lang, 1999.

VERESOV, N. Metodologia de pesquisa histórico-cultural para o estudo do desenvolvimento infantil: conceitos e princípios. Psicologia da Educação, n. 54, p. 96-106, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/61232

VERESOV, N.. Cultural-Historical Theory and Analysis. In: FILIPI, A.; DAVIDSON, C.; VERESOV, N.. Conversation Analysis and a Cultural-Historical Approach Comparing Research Perspectives on Children’s Storytellings. Springer, 2023

VYGOTSKI, L.S. (2012a). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores (L. Kuper, Trad.). In VYGOTSKI, L.S., Obras Escogidas III: Problemas del desarrollo de la psique (Vol. III, pp. 09-340). Madrid, Espanha: Machado Grupo de Distribución, 2012a. (Trabalho originalmente publicado em 1931). ISBN: 978-84-777-4182-4

VYGOTSKI, L.S. El problema de la edad (L. Kuper. Trad.). In VYGOTSKI, L. S., Obras Escogidas IV: Paidología del adolesente. Problemas de la psicologia infantil (vol. IV, pp. 251-274). Madrid, Espanha: Machado Grupo de Distribucíon, 2012b. (Trabalho originalmente publicado em 1932) ISBN: 978-84-777-4183-1


Apontamentos

  • Não há apontamentos.