A EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA SOB O PRISMA DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO: um ensaio teórico

Victor Gomes de Paula

Resumo


A educação superior tem sofrido alterações em sua configuração estrutural e organizacional, o que tem suscitado preocupação com o seu estado de expansão e evolução. Nos últimos 20 anos, iniciou-se uma ampla reforma das políticas públicas que objetivou modificar o panorama da educação no país, particularmente, da educação superior privada. As constantes transformações empreendidas pelos governos e pela sociedade estão mudando o papel do professor, bem como as funções das universidades, conduzindo-os a um processo de adequação constante para atender às novas demandas e exigências. Assim, a educação superior privada encontra-se em busca de modelos de gestão que possam dar suporte às transformações contemporâneas que incidem no trabalho docente e na relação ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente ensaio visou contextualizar a educação superior privada sob o prisma da teoria da Psicodinâmica do Trabalho e refletir sobre os atuais modelos de gestão praticados pelas instituições de educação superior privada e seus impactos no trabalho docente.

 


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