INCLUSÃO DO DEFICIENTE NO ENSINO SUPERIOR: uma perspectiva para a inclusão social

Sônia Regina Basili Amoroso

Resumo


A vida em sociedade comporta olhares que, invariavelmente, remete-nos a situações que merecem cuidados e atenção especial. Dentre elas, as condições de saúde e socioeconômicas que findam por levar à exclusão; em especial, a pobreza e a condição de deficiência de alguns indivíduos. O momento tem apresentado desafios a todos no sentido de serem capazes de se sustentar e integrar à sociedade, fazendo parte do mercado de trabalho e do convívio social. Assim, tarefa hercúlea é ofertar a todos garantia ao alcance de igualdade de direitos e acesso a uma formação que lhes ajude a encontrar seu lugar no mercado de trabalho e subsistir. Por isso, este trabalho se ocupou em discutir como tem sido a inclusão destas pessoas no Ensino Superior, concebendo que a educação é uma forma de diminuir a pobreza e propiciar pertencimento e participação social a todos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, cujas discussões se amparam em dados do Censo da Educação Superior e na vivência da pesquisadora, docente no ensino superior.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.