EDITORIAL

Maria Célia da Silva Gonçalves, Tânia Maria de Freitas Rossi

Resumo


O conceito de desenvolvimento segue, ainda hoje,  na condição de mito, envolto  em objetivos abstratos como investimento, exportações e crescimento, tal como preconizado há décadas no pensamento furtadiano. Embora o processo de desenvolvimento econômico, marcado pela ampliação do volume de consumo,  tenha envolvido  um conjunto de iniciativas  que alteraram as estruturas sociais, este não resultou no desenvolvimento essencialmente social, na  melhoria na qualidade de vida da população, em geral, na  ampliação do acesso aos benefícios oriundos do crescimento econômico a toda a sociedade.

Sabe-se  que a adoção de  modelos de consumo mimetizando os padrões de vida dos povos cêntricos não abarca  a todos os povos e a todas as camadas sociais, carendo ao  sistema econômico, a possibilidade de gerar a superação de seus próprios óbices. A  desejada  equidade na distribuição e acesso aos bens não econômicos, tais como  educação e saúde com também  o atendimento às necessidades básicas da população continuam como metas distantes.

A busca incessante de redução das desigualdades  econômicas e sociais e a ampliação  de melhores condições de bem-estar para a totalidade da sociedade configura um desafio e, ao mesmo tempo um devir.  E neste cenário, o processo de exclusão social se opõe ao ideário de desenvolvimento social e fortalece as  imensas  disparidades sociais e as demais características determinantes do conceito de  subdesenvolvimento.

Este volume  dedica-se justamente ao exame e discussão de alguns aspectos que  tematizam a relação entre inclusão e desenvolvimento social  no cenário atual e terá alcançado seu objetivo se lograr incitar o  aprofundamento e a discussão acerca de tais fenômenos.

Esse dossê especial “Dossie  Inclusão e Desenvolvimento Social” segue a   política editorial da Revista Humanidades e Tecnologia que prima pela interdissiplinariedade em seus sentido mais amplo, valorizando as participações dos cientístas dos mais deiversos campos de saberes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.