OS “QUADROS VIVOS” DA SEMANA SANTA DE CORINTO (MG): TEATRALIDADE, PERFORMANCE E FÉ NA PERSPECTIVA DOS ATORES
Resumo
Este objeto de pesquisa versa sobre histórias orais da teatralidade da Semana Santa realizada na cidade de Corinto-MG nas encenações dos “Quadros Vivos”. É um estudo embasado nas histórias orais de quatro atores que vivenciaram e vivenciam por meio da performance a Paixão e Morte de Cristo. Objetivou-se registrar como foi e com quem tiveram início, assim como quais os significados sentimentais e as contribuições dos Quadros Vivos para a identidade pessoal dos atores, cujas performances centram(ram) no papel de Cristo e na teatralidade dos Quadros Vivos presentes na cultura de Corinto. Para a elaboração do estudo buscou-se fundamentos nos estudos de Costa (2014), Delgado (2003), Thompson (1992), Silva, Gonçalves, Silva (2011), Almeida (2009), MEIHY (2014), Paiva (2006) e Araújo (2006), pois percebe-se como impossível se compreender os Quadros Vivos no presente, se não conhecermos seu passado.
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