EDITORIAL

Maria Célia da Silva Gonçalves, Vera Caixeta Caixeta, Wellington Amarante Oliveira

Resumo


A área de ensino de História tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Livros, revistas e congressos demonstram a pujança dessa produção. Tais pesquisas revelam um diálogo intenso com o tempo presente, seja tanto nas escolhas temáticas, quanto nos objetos pesquisados e nas fontes escolhidas. Dessa forma, cabe ao pesquisador do ensino de História estar atento às mudanças e permanências que se desdobram nos processos históricos do tempo presente. A perspectiva historiográfica do tempo presente surgiu nas décadas finais do século XX como uma resposta a uma História que buscava o distanciamento temporal de seu objeto. Para o professor de história tal distanciamento é impossível, sua reflexão, suas pesquisas impactam diretamente o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Assim, esse dossiê tem por objetivo reunir pesquisadores ocupados em discutir os principais desafios do ensino de História no tempo presente em suas múltiplas dimensões.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.