ENSINO DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DAS NARRATIVAS DAS TRAJETÓRIAS PESSOAIS DOS/AS ESTUDANTES

Jucileide da Silva Almeida, Vera Lúcia Caixeta

Resumo


Buscou-se apontar possibilidades para o ensino de história das mulheres a partir das experiências dos/as estudantes da EJA, com a finalidade de desconstruir estereótipos, desnaturalizar versões e visões essencialistas para fazer avançar relações mais igualitárias, entre homens e mulheres. Defendemos que a escola e as aulas de história podem tanto ser espaço para legitimação do status quo, quanto de emancipação e mudanças.Sabe-se que gênero, na condição de categoria de análise, ajuda a perceber os significados, símbolos e hierarquias construídas histórica e culturalmente para cada um dos sexos.Além disso, pensar na construção histórico-cultural do masculino e femininoé mergulhar em nossa sensibilidade. Destarte, refletir sobre a história das mulheres e das relações de gênero na EJA é buscar aproximar os conteúdos curriculares da vida dos/as estudantes. Aplicamos a proposta “Ensino de história das mulheres: experiência na EJA em Imperatriz –Ma ao Centro de Ensino DelahêFiquene”.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.