MUSEUS VIRTUAIS: mecanismos voltados à democratização do acesso à informação e ao ensino-aprendizagem de história

Margareth Vetis Zaganelli, Adrielly Pinto dos Reis, Bruna Velloso Parente

Resumo


O presente artigo tem por escopo abordar a difusão dos museus virtuais, como mecanismos voltados à democratização do acesso à informação e ao ensino- aprendizagem da história e da cultura. Por meio de metodologia de natureza exploratória, com base em pesquisa bibliográfica e em fontes nacionais e internacionais, inicialmente, descreve os aspectos próprios de tal inovadora ferramenta e o seu vínculo com o desenvolvimento tecnológico e com a globalização. A seguir, trata da instrumentalidade dos museus virtuais na sociedade hodierna, frisando o seu espaço dentre os mecanismos de propiciam a integração entre e o seu público e o conhecimento humano. Por derradeiro, realiza-se análise acerca da capacidade inerente à essa nova técnica de transmissão de informações, bem como de sua relevância no atual contexto mundial. O estudo reitera o papel fundamental dos museus na formação da cognição dos indivíduos, e a vanguarda criada pela introdução da tecnologia no ambiente educacional, como instrumento eficiente na pluralização do contato com a sociedade.


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