REPRESENTAÇÃO E USO DAS IMAGENS DE MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL ADOLFO BEZERRA DE MENEZES – ARAGUAÍNA/TOCANTINS

Marina Grigório Barbosa de Sousa, Andressa Barros da Luz

Resumo


O presente artigo, partiu da perspectiva de análise da importância das práticas e ações para o processo de revitalização cultural e as contribuições dos livros didáticos na vida das mulheres negras. A inquietação desta pesquisa partiu da busca por verificar de que modo as mulheres negras vêm sendo representadas nos livros didáticos de História e como essas representações sugerem abordagens do tema na educação especialmente na disciplina de História. Além do fato de que se faz necessário adentrar as discussões sobre raça/etnia e a investigação da presença da mulher negra nesses específicos livros. Para elaboração da pesquisa foram utilizados livros didáticos que vem sendo utilizado em salas de aula na Escola Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, localizada em Araguaína - Tocantins e entrevista com professoras responsáveis pela disciplina de História nesse campo de investigação. Contudo, a ideia deste trabalho não é ao descarte do livro, mas de que maneira sua crítica e reflexão possam ser incorporadas positivamente no cotidiano escolar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.