O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS: representações de professores de uma escola pública de João Pinheiro (MG)

Vilma Belizário Belizário, Rosângela Soares Braga Indelécio

Resumo


O presente trabalho visou analisar as representações de professores de uma escola pública em João Pinheiro- MG no que tange ao   ensino de história nas séries iniciais. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas efetivadas com 06 professores que ministram aulas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se também o aporte teórico-metodológico ancorado nas contribuições de alguns autores que tratam a temática no Brasil. Com o objetivo de identificar como é a participação dos alunos nas aulas de história, das séries iniciais de uma instituição pública na referida cidade, posteriormente através de suas respostas, as análises e conclusões do presente trabalho foram levantadas. Os resultados apontam para uma grande significação da prática docente, assim como internalização da necessidade de um Ensino de História que promova a cidadania e forme um aluno crítico e atuante na sociedade.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.