MULHERES NAS CIÊNCIAS DE EXATAS, ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO: uma revisão integrativa

Sara Gonçalves Carneiro, Graciele Cristina Silva, Luiz Almeida da Silva, Vaston Gonçalves da Costa, André Vasconcelos da Silva

Resumo


Resumo: A educação, no contexto de uma sociedade patriarcal, foi sedimentada a partir de estereótipos de gêneros que estabeleceram papéis diferenciados para homens e mulheres. Neste contexto, a maioria dos cargos que possibilitam mais poder, notoriedade e maior valor social são ocupados por homens, o que se retrata na distribuição de renda. O objetivo desse trabalho é verificar quais os motivos que levam algumas mulheres a não se interessarem por profissões nas áreas de ciências exatas, engenharia e computação. Para isso foi realizado uma revisão integrativa em três bases eletrônicas, sendo Google Acadêmico, Scopus e SciELO, que resultou na busca de 07 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, dois deles adquiridos por meio da busca nas referências bibliográficas das publicações pré-selecionadas. Resultados apontam que pode significar a permanência da diferença de sexo no campo cognitivo, que, de forma invisível, continua estabelecendo os espaços das ciências exatas, engenharia e tecnologia consideradas como mais adequados ao domínio masculino.

 

Palavras chave: Educação. Mulheres. Ciências.


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