v. 14, n. 2 (2018)

GESTÃO PÚBLICA: responsabilidades e desafios contemporâneos - estudos interdisciplinares

A obra que ora é publicada resulta de uma parceria entre a Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, o Programa de Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo – PPGGP-UFES, O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB, Kinetès - Empresa Cultural e a Facoltà di Scienze Economiche ed Aziendali da Università Degli Studi del Sannio – UNISANNIO.

            O estudo que apresentamos à academia, à comunidade científica e à sociedade comtempla diferentes abordagens e reúne ensaios de docentes e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior do Brasil, de Portugal e da Itália, com o fito de discutir pontos relevantes sobre gestão pública, no sentido de ampliar a compreensão sobre as responsabilidades do gestor público na atualidade.

No mundo contemporâneo, globalizado e de transformações tão céleres, um dos desafios que se impõe à gestão pública é a promoção do desenvolvimento econômico e social, de forma sustentável. Esse desafio implica tornar-se necessário que as administrações públicas repensem a problemática da governança e do modelo de gestão da Res publica e exige, ainda, mecanismos inovadores de relacionamento com a sociedade civil, uma vez que as iniciativas voltadas para a gestão pública têm impacto direto na realidade de um país e podem estimular o crescimento econômico, garantindo, por conseguinte, melhores condições de vida à população.

            Os vinte e quatros trabalhos aqui reunidos sob uma perspectiva interdisciplinar têm por objetivo enfatizar que um estado eficiente demanda necessariamente uma boa governança para fazer com que as políticas sejam baseadas em fatos e conhecimentos. Assim, os autores almejam ressaltar a necessidade de uma visão estratégica no setor público, bem como de uma gestão voltada para transparência e resultados.

Sumário

ARTIGOS

Maria Célia da Silva Gonçalves, Margareth Vetis Zaganelli
PDF