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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE MATERIAIS PARA PUBLICAÇÃO

Os manuscritos devem ser enviados por meio do sistema de submissão de manuscrito.

Caso os autores tenham a versão em inglês do artigo, podem submeter a versão em inglês nos documentos suplementares.


DIRETRIZES PARA A PREPARAÇÃO DO ORIGINAL

ORIENTAÇÕES GERAIS

Inicialmente faça o seu cadastro na revista Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde. Caso não possua esse cadastro, clique no link acima.

Os autores são obrigados a verificar a concordância da submissão em relação a todos os itens a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas da revista serão devolvidas aos autores.

Para a submissão, organize os documentos do manuscrito da seguinte forma:

1) Arquivo principal conforme descrição abaixo sobre as Categorias dos Artigos. Este arquivo não pode conter os nomes dos autores, ou qualquer descrição que possibilite o reconhecimento dos mesmos. O arquivo deverá ser carregado no passo 2 em Transferência do Manuscrito.

2) Página de rosto conforme descrição abaixo. O arquivo deverá ser carregado no passo 4 em Transferência de Documentos Suplementares.


CATEGORIA DOS ARTIGOS

Artigo Original

Não devem ultrapassar 3.500 palavras (excluindo resumo, referências, tabelas e figuras). É permitido incluir até 6 ilustrações (figuras e tabelas) e até 40 referências. Documentos adicionais devem ser apresentados como material suplementar.

O artigo deve ser dividido nas seguintes seções: Título, Resumo, Palavras-chave, Abstract, keywords, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Referências e Agradecimentos.

O resumo dos artigos originais deve ser estruturado e dividido nas seções: Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões e não deve ultrapassar 250 palavras. 


Artigo de Revisão

Não devem exceder 5.000 palavras (excluindo resumo, referências, tabelas e figuras), podem incluir até 8 figuras/tabelas e acrescentar até 100 referências. Figuras e tabelas adicionais  devem ser apresentadas como material suplementar. O resumo pode ser não estruturado e não deve exceder 400 palavras.


Editorial

Os editoriais da RBPeCS serão escritos apenas por autores convidados.


PÁGINA DE ROSTO

A página de rosto deve conter todas as seguintes informações:

Título do manuscrito em inglês e português:

O título deve ser conciso, informativo e incluir, no máximo, 120 caracteres ou 15 palavras.

Informações dos autores: 

  • Nome (s) do (s) autor (es);

  • Afiliações dos autores (instituição, departamento(s), cidade, estado e país);

  • Endereço de e-mail ativo do autor responsável pela correspondência;

  • ORCID de 16 dígitos do primeiro e último autor, caso haja;

  • Declaração de conflito de interesse (escrever “nada a declarar” ou a revelação clara de quaisquer interesses econômicos ou de outra natureza que poderiam causar constrangimento se conhecidos depois da publicação do artigo);

  • Transferência de direitos autorais (escrever que todos os autores concordam com o fornecimento de todos os direitos autorais a Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde);

  • Fonte(s) financiadora(s) ou fornecedora de equipamento e materiais, quando for o caso;

  • Contagem de palavras. Uma contagem de palavras para o texto do artigo, excluindo seu resumo, agradecimentos, tabelas, legendas de figuras e referências;

  • Número de figuras e tabelas.


PREPARO DO MANUSCRITO

Recomenda-se que os artigos submetidos estejam de acordo com as recomendações e diretrizes das Políticas de Seção e do EQUATOR network de acordo com o delineamento de seu estudo a ser submetido à Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde.

  • Ensaio Clínico Randomizado − CONSORT;

  • Estudos observacionais (transversal, caso controle, coorte) − STROBE;

  • Estudos de Acurácia Diagnóstica – STARD;

  • Revisões Sistemáticas e Meta-análise – PRISMA;

  • Estudos Qualitativos – COREQ (entrevistas e grupos focais) / SRQR (documental);

  • Relato de Caso – CARE;

  • Validação de Instrumentos – COSMIN;

  • Qualidade em Cuidados de Saúde – SQUIRE;

  • Protocolo para Ensaio Clínico – SPIRIT.


A Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde não cobra taxas de processamento de artigos ou de publicação, entretanto, caso os autores não tenham a versão do manuscrito em inglês, as despesas para a tradução do artigo para a língua inglesa ocorrerá às custas dos autores. (Valor aproximado de R$ 30,00 por página).


Política de Tradução para o Inglês

Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde publica, simultaneamente, os seus artigos em inglês e português. Em caso de aceite da submissão, os autores são responsáveis pelo conteúdo, correção ortográfica, gramatical, de pontuação, acentuação e pela tradução do manuscrito para o segundo idioma em sua versão final, lista de contribuições autorais, parágrafos acerca de possíveis conflitos de interesses e referências.


RESUMO/ABSTRACT

O resumo dos artigos originais deve ser estruturado e dividido nas seções: Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões e não deve ultrapassar 250 palavras.

Para os artigos de revisão e editoriais, o resumo pode ser não estruturado e não deve exceder 400 palavras.


PALAVRAS-CHAVE

Os autores devem fornecer entre 4 a 6 palavras-chave para serem utilizadas para fins de indexação em bases de dados. Encorajamos os autores que verifiquem se as respectivas palavras-chaves se encontram de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).


TEXTO

Os manuscritos devem ser submetidos em Word, com fonte Times New Roman, Tamanho 12, Espaçamento duplo, Texto justificado e recuo no início dos parágrafos de 1,25 cm.


Tabelas

Cada tabela deve ser apresentada numerada, no local e na ordem de aparecimento no texto, e conter um título sucinto, porém explicativo. Todas as explicações devem ser apresentadas em notas de rodapé e não no título.


Figuras (fotografias, desenhos, gráficos)

Todas as figuras devem ser numeradas, na ordem e local de aparecimento no texto. Todas as explicações devem ser apresentadas nas legendas, inclusive acerca das abreviaturas utilizadas na tabela. Fotos não devem permitir a identificação de pessoas.

As ilustrações são aceitas em cores para publicação no site. Imagens geradas em computador, como gráficos, devem ser anexadas sob a forma de arquivos nos formatos .jpg, .gif ou .tif, com resolução mínima de 300 dpi, para possibilitar uma impressão nítida; na versão eletrônica, a resolução será ajustada para 72 dpi. Gráficos devem ser apresentados somente em duas dimensões, em qualquer circunstância.


Legendas das figuras

Devem ser apresentadas imediatamente abaixo de cada figura.


REFERÊNCIAS

Citação

As citações de referências devem ser numeradas e ordenadas conforme a ordem de aparecimento no texto, no qual devem ser identificadas pelos algarismos arábicos respectivos sobrescritos. As referências devem ser formatadas no estilo Vancouver.

Além disso, encorajamos os autores a utilizarem um programa de gerenciamento de referências (ex. Mendeley). Alguns exemplos: ...A pesquisa em negociação abrange muitas disciplinas3. Este resultado foi posteriormente desmentido por Becker e Seligman5. Este efeito foi amplamente estudado1-3,7.


CORREÇÕES DE PROVA

O autor correspondente receberá um e-mail contendo o(s) arquivo(s) em formato PDF. O software Acrobat Reader será necessário para ler este arquivo. Este software pode ser baixado (gratuitamente) no site da Adobe. Isso permitirá que o arquivo seja aberto, lido na tela e quaisquer correções podem ser realizadas. Mais instruções serão enviadas com a prova. O objetivo da prova é verificar se há erros de composição ou conversão e a integridade e exatidão do texto, tabelas e figuras. Mudanças substanciais no conteúdo, por exemplo, novos resultados, valores corrigidos, título e autoria, não são permitidas sem a aprovação do Editor. Após a publicação online, outras alterações só podem ser feitas na forma de uma Errata.



GENERAL INFORMATION

First, register yourself in the Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde (RBPeCS). If you are not registered, click on the link above. Authors are required to verify the submission's guideline with all of the following items. Submissions that do not comply with the journal's guideline will be returned to the authors. For submission, organize the manuscript documents as follow:

1) The main file must be as described below at the Categories of Articles. This file cannot contain the names of the authors, or any description that allows their recognition. The file should be uploaded in step 2 in Manuscript Transference.

2) Cover page as described below. The file must be uploaded in step 4 under Transferring Supplementary Documents.

 

ARTICLE CATEGORIES

Original article

They must not exceed 3,500 words (excluding abstract, references, tables and figures). It is allowed to include up to 6 illustrations (figures and tables) and up to 40 references. Additional documents must be submitted as supplementary material

The article should be divided into the following sections: Title, Abstract, Keywords, Resumo, Palavras-chave, Introduction, Materials and Methods, Results, Discussion, References and Acknowledgments.

The abstract of original articles must be structured and divided into sections: Objective, Materials and Methods, Results and Conclusions and must not exceed 250 words. 

 

Review article

They must not exceed 5,000 words (excluding abstract, references, tables and figures), may include up to 8 figures/tables and up to 100 references. Additional figures and tables should be presented as supplementary material. The abstract may be unstructured and must not exceed 400 words.

 

Editorial

RBPeCS editorials will be written only by guest authors.

 

COVER PAGE

The cover page must contain the following information:

a) Title of the manuscript in English and Portuguese:

● The title must be concise, informative and include a maximum of 120 characters or 15 words;

 

b) Authors' information:

● Name(s) of the author(s);

● Authors' affiliations (institution, department(s), city, state, and country);

● Active email address of the corresponding author;

● 16-digit ORCID of the first and last authors, if any;

● Conflict of interest statement (write “nothing to declare” or clear disclosure of any financial or other interests that could cause embarrassment if known after the article's publication);

● Transfer of copyright (write that all authors agree to provide all copyrights to Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde);

● Funding source(s) or supplier of equipment and materials, when applicable;

● Word count. A word count for the article text, excluding its abstract, acknowledgments, tables, figure legends, and references;

● Number of figures and tables.

 

MANUSCRIPT PREPARATION

It is recommended that the submitted articles fit within the recommendations and guidelines of the Section Policies and the EQUATOR network in accordance with the design of your study to be submitted to RBPeCS

● Randomized Clinical Trial - CONSORT;

● Observational studies (cross-sectional, case-control, cohort) − STROBE;

● Diagnostic Accuracy Studies – STARD;

● Systematic Reviews and Meta-analysis – PRISMA;

● Qualitative Studies – COREQ (interviews and focus groups) / SRQR (documentary);

● Case Report – CARE;

● Instrument Validation – COSMIN;

● Quality in Health Care – SQUIRE;

● Clinical Trial Protocol – SPIRIT.

RBPeCS does not charge fees for processing articles or publishing.

 

Translation Policy

The RBPeCS simultaneously publishes its articles in English and Portuguese. In case of acceptance, the authors are responsible for the translation of the manuscript into the second language in its final version.

 

KEY WORDS

Authors must provide between 4 to 6 keywords to be used for indexing purposes in databases. We encourage authors to verify that the respective keywords are in accordance with the Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

 

FORMATTING

Manuscripts must be submitted in Word, Times New Roman, 12, double spacing, justified and 1.25 cm at the beginning of the paragraphs

 

Tabelas

Cada tabela deve ser apresentada numerada, no local e na ordem de aparecimento no texto, e conter um título sucinto, porém explicativo. Todas as explicações devem ser apresentadas em notas de rodapé e não no título.

 

Tables

Each table must be numbered in the order of appearance in the text, and contain a concise but explanatory title. All explanations must be presented in footnotes and not in the title.

 

Figures (photographs, drawings, graphics)

All figures must be numbered in the order of appearance in the text. All explanations must be presented in the legends, including the abbreviations used in the table. Photos must not allow identification of people.

Illustrations are accepted in color for publication on the website. Computer-generated images, such as graphics, must be attached as files in .jpg, .gif or .tif formats, with a minimum resolution of 300 dpi; in the electronic version, the resolution will be set to 72 dpi. Graphics should only be presented in two dimensions, under any circumstances.

 

FIGURE LEGENDS

They must be presented below each figure.

 

REFERENCES

Citations

Reference citations must be numbered and ordered according to the order in which they appear in the text and must be identified by the corresponding superscript Arabic numerals. References must be formatted in Vancouver style.

In addition, we encourage authors to use a reference management program (eg Mendeley). Some examples: ...Trading research spans many disciplines3. This result was later disproved by Becker and Seligman5. This effect has been widely studied1-3,7

 

PROOF CORRECTIONS

The corresponding author will receive an email containing the file(s) in PDF format. Acrobat Reader software will be required to read this file. This software can be downloaded (free of charge) from the Adobe website. More instructions will be sent with the proof. Substantial changes in content, eg new results, corrected values, title and authorship, are not permitted without Editor's approval. Once posted online, other changes can only be made in the form of an Errata.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  4. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  5. O arquivo do manuscrito está sem os nomes dos autores ou qualquer outra identificação, de modo a garantir uma avaliação segura.
  6. A página de rosto está em formato word e inserida como documento suplementar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.