Aplicabilidade da homeopatia na Odontologia

Sérgio Spezzia

Resumo


Introdução: Na homeopatia existe uma abordagem holística dos indivíduos onde ocorre preocupação global não somente com a doença que está acometendo os pacientes, mas com o ser em sua totalidade. A homeopatia é uma especialidade médica e também odontológica. Objetivo: O objetivo deste artigo foi evidenciar como procede o uso da homeopatia a nível odontológico. Método: Realizou-se revisão bibliográfica acerca do uso da homeopatia em Odontologia com levantamento de artigos que versavam acerca dessa temática nas bases de dados: LILACS, Google Acadêmico. Resultados: Em âmbito odontológico a homeopatia detêm abordagem preventiva e almeja diagnosticar e efetuar o tratamento das doenças presentes na região da cavidade bucal. O cirurgião dentista homeopata aborda seus pacientes com uma interpretação individualizada do processo de saúde e de doença. A homeopatia pode ser aplicada em odontologia em doenças periodontais, abcessos periodontais e abcessos endodônticos, dentre outras indicações. Conclusão: Concluiu-se que o emprego do recurso da homeopatia em odontologia possibilita auxílio para fornecer aos pacientes em tratamento odontológico melhor qualidade de vida.

Palavras-chave


Homeopatia. Odontologia. Saúde Bucal. Qualidade de Vida.

Texto completo:

PDF

Referências


Alfredo PP. Análise qualitativa dos efeitos de sonofores com Arnica Monatana sobre o processo inflamatório agudo do músculo esquelético de ratos. Fisioter Pesq, 2008; 15(3):273-9.

Almeida AD, Werkman C, Canettieri ACV. Uso de terapias alternativas no consultório odontológico: uma revisão de literatura. X Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica e VI Encontro Latino Americano de Pós Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. 2006. Disponível em: . Acessado em 26 de outubro de 2020.

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Reconhece a Acupuntura, a Homeopatia e a Odontologia do Esporte como especialidades odontológicas. Resolução n. 160 de 02 de outubro de 2015. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em:. Acessado em 14 de junho de 2020.

Corrêa AD, Siqueira-Batista R, Quintas LEM. Similia Similibus Curentur: notação histórica da medicina homeopática. Rev Assoc Med Bras, 1997; 43(4):347-51.

Dulcetti Jr. O. Homeopatia em Odontologia. Organização Andrei Editora LTDA, São Paulo, 1992, p. 13-23.

Futuro DO. Fundamentos da Homeopatia. [Trabalho de Conclusão]. Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica - Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Ciências Farmacêuticas - Universidade Federal de Santa Catarina. 2021. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/647/1/Fundamentos_da_filosofia_homeopatica.PDF Acessado em 06 de junho de 2021.

Farmacopeia Homeopática Brasileira. 3ª. edição, 2011.

Giorgi J. Porque homeopatia especialidade odontológica. J Odonto, ano XVII, n. 201, jul. 2014. Disponível em:. Acessado em 27 de maio de 2020.

Martins FEG. Avaliação da eficácia do tratamento homeopático na depressão: uma análise da literatura. [Trabalho de Conclusão]. Brasília: Bacharelado em Farmácia - Universidade de Brasília, 2016.

Stofella T. Samuel Hahnemann e a homeopatia. 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


visitas

Indexadores: