Evidências Atuais Sobre o Uso dos Anestésicos Locais em Pacientes Pediátricos: Revisão da Literatura

Deuzycleya Camilla da Silva, Tatiane Felix da Silva Araújo, Pollyanna Alves de Lima, Tatiane da da Costa Soares Damasceno, Mona Lisa Rodrigues, Juliana Campos Pinheiro

Resumo


Para que haja uma atuação do profissional para com o paciente pediátrico de forma harmoniosa e segura a realização das técnicas anestésicas é de extrema importância para que o indivíduo esteja disposto a ser submetido a procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo evidenciar as principais indicações para a utilização dos anestésicos locais em pacientes pediátricos. A literatura demonstrou que as técnicas de anestesia local em pacientes pediátricos é necessário para que as crianças colaborem com o tratamento e demais procedimentos. Além disso, deve-se proporcionar para esses pacientes um ambiente tranquilo, confortável e seguro, evitando desta forma uma experiência traumática. Observou-se, também, que existem algumas possíveis complicações na utilização dos anestésicos locais, como por exemplo a presença de hematomas, reações alérgicas e parestesia, sendo necessário, manter alguns cuidados como a preparação psicológica da criança e utilização de anestésicos tópicos. Sendo assim, a realização de um atendimento individualizado é de extrema importância para promover o conforto do paciente.

Palavras-chave


Odontopediatria; Anestesia Local; Odontologia.

Texto completo:

10

Referências


Luz, LL. Anestesia Local em Odontopediatria. Florianópolis, 2002.

Feijó, IS. Cárie e dieta alimentar. Revista Uningá Review, 2014.

Lourenço, ACF. Identificação na saliva de biomarcadores de suscetibilidade à cárie dentária. Universidade Católica Portuguesa, 2015.

Silva, JMF. Avaliação da frequência do consumo de alimentos cariogénicos e sua relação com a cárie dentária numa amostra de crianças. Universidade do Porto, 2006.

Toledo, OA. Odontopediatria: fundamentos para a prática clínica. São Paulo: Panamericana, 1986.

Hirata, M. Anestésicos locais; fatores que determinam os volumes máximos (ml) em Odontopediatria. Curitiba, 2003.

Kelly, L. Anestesia pediátrica: desafios na indução. Pediatric Anesthesia, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


visitas

Indexadores: