SAÚDE BUCAL NO PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NA PRÉ-ESCOLA.

Mônica Guimarães Macau Lopes, Nathália de Oliveira Borges, Chauene Ataíde de Oliveira Baptista, Karina Gomes Canuto Yoshida, Kellen Cristina da Fonseca Silva

Resumo


Este estudo teve como objetivo contribuir pela importância do Programa Saúde na Escola trazendo à luz do conhecimento, as experiências no âmbito das creches e da educação infantil quanto à Saúde Bucal. Trata-se de uma revisão integrativa por meio dos descritores, “Atenção à saúde bucal”, “Bebê”, “Pré-escola” e “PSE”, abrangendo o período 2007 a 2022 nas bases de dados Scielo, PubMed, Lilacs. A pergunta que o direcionou foi: existem experiências do PSE na Pré-Escola? Dos 888 artigos encontrados, foram excluídos os que não condiziam com o tema, restaram 16 para serem lidos e comparados. Foram aplicados mais 2 recortes, sendo excluídos os que não apresentaram associação ou correlação com o estudo (n=7) e, após a leitura completa dos artigos, os que não abordaram exatamente o PSE e sim, a ESF (n=8), restaram apenas um material que, apenas trouxe um perfil epidemiológico demonstrando em comparação, que as crianças que já participavam do programa antes mesmo do PSE tinham índices mais baixos de cárie. A limitação encontrada na pesquisa foi a falta de publicação em relação ao do tema, o que não inviabiliza a crença de que são desenvolvidas atividades de saúde bucal específicas nas creches e pré-escolas, apenas não há material acadêmico que potencialize essa atuação.

Palavras-chave


Atenção à saúde bucal. Bebês. Pré-escola. Programa Saúde na Escola. PSE

Texto completo:

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