SÍNDROME DE BURNOUT NO CORPO DOCENTE DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Lucas André Silveira Freitas, Pedro Henrique Noronha Cavalcante, Darlyane Kellen Barros Torres, Miki Taketomi Saito, Fernanda Ferreira Albuquerque Jassé, Diandra Costa Arantes

Resumo


Objetivo: O presente estudo teve o objetivo de avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) no corpo docente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (FOUFPA). Métodos: A pesquisa foi realizada a partir de um estudo transversal analítico, com a aplicação de um questionário socioeconômico e um que avaliou a SB, o Malasch Burnout Inventory – Educators Survey (MBI-ES). Foi realizado teste de regressão logística multivariada, realizada em duas etapas. A primeira etapa consistiu de modelo bivariado via Teste Qui-quadrado Omnibus, com nível de significância de 25% para as variáveis presentes no estudo e análise da multicolineariedade via Variance Inflation Factor (VIF); e a segunda etapa de modelagem multivariada via método stepwise, com nível de significância de 5%. Resultados: Participaram da pesquisa 40 docentes da FOUFPA. Dentre os resultados obtidos, constatou-se que a prevalência da SB entre os docentes foi de 10%. Fatores como ser do gênero masculino (p = 0,021 OR = 0,16), ter mais idade (p = 0,012, OR = 0,88) podem reduzir as chances de desenvolver a SB. Conclusão: Portanto, conclui-se que há baixa prevalência de SB entre os docentes da FOUFPA e que o perfil de docentes que mais possui chances de desenvolver a SB é o de profissionais mais jovens do gênero feminino.

Palavras-chave


Esgotamento Profissional; Esgotamento Psicológico; Docentes; Conflito Psicológico.

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