NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE SITUAÇÕES EMERGENCIAIS DE CONCLUDENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Isaquiel Chaves Ferreira, Inês Ariane Gomes da Silva, Pedro Henrique Chaves Isaias, Diego Felipe Silveira Esses, Mário Rogério Lima Mota

Resumo


INTRODUÇÃO: Emergências são eventos inesperados que necessitam de tomadas de decisões rápidas para proporcionar uma estabilização do quadro clínico do indivíduo, podendo ocorrer a qualquer momento e local. OBJETIVO: Avaliar o grau de conhecimento teórico dos alunos concludentes do curso de Odontologia em situações de emergências médicas nas rotinas de atendimento clínico odontológico. MÉTODO: Foi aplicado um questionário de 19 questões objetivas, nas turmas do 9° e 10° semestres do curso de Odontologia do centro universitário FAMETRO (Fortaleza, Brasil), sendo incluso na pesquisa, apenas aqueles que concordaram em participar e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, totalizando uma amostra de 37 alunos. RESULTADOS: Com base nas respostas dos questionários, os alunos do 9° semestre acertaram 40% das questões de diagnóstico e os do 10° semestre, 50%. Sobre o conhecimento de administração de drogas, 90 % dos alunos do 9° e 88,2% dos alunos do 10° semestre marcaram as opções erradas. CONCLUSÃO: Esperava-se que os alunos fossem capazes de realizar o diagnóstico de emergências médicas na odontologia, porém, ficou evidente que os concludentes do curso ainda precisavam de capacitação para diagnosticar e/ou tratar situações emergenciais.

Palavras-chave


Emergência; Primeiros Socorros; Odontologia; Cirurgião-Dentista; Conhecimento.

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Referências


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