FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA NO BRASIL: HISTÓRIA, AVANÇOS E DESAFIOS NA MUDANÇA DO OLHAR E DAS PRÁTICAS EM SAÚDE

Mônica Guimarães Macau-Lopes

Resumo


Este artigo propõe uma breve análise histórica da institucionalização da formação em Odontologia, descrevendo a transformação curricular no século XX e as estratégias do Estado para que as mudanças formativas possam originar profissionais que respondam às demandas da sociedade, em particular do Sistema Único de Saúde do século XXI. Traz aspectos da fragmentação do saber, da educação descontextualizada e focada no acúmulo de informações técnico-científicas, até a formação com caráter humanista, centrada nos sujeitos. Enfatiza o processo de transformação da Odontologia, do ofício às práticas contra hegemônicas para a emergência de uma nova formação para o SUS. METODOLOGIA: estudo de revisão bibliográfico e documental, incluindo legislação desde o Brasil Império. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ainda que, em grande parte, fragmentado e centrado em si, sem articulação interdisciplinar, principalmente nas instituições privadas com fins lucrativos, onde as tecnologias de ponta servem de estimulo à técnica e de diferencial entre as demais, existem estímulo do Estado em prover o Sistema único de Saúde de profissionais mais humanistas, qualificando a formação em saúde com o foco nas práticas para a produção de cuidado, com base nos sujeitos e suas histórias de vida e não somente baseado no modelo mercantilista, biológico e ‘odontocentrado’, pertinente à técnica e a necessidade individual, mas buscando um contexto social que identifique necessidades e dê respostas.

Palavras-chave


Formação. Odontologia. Educação em Odontologia. Mercado de trabalho. Sistema Único de Saúde.

Texto completo:

1

Referências


BRASIL. Ministério de Educação. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) nº 9.394/96;

RIBEIRO IL, MEDEIROS JÚNIOR A. Graduação em Saúde, uma Reflexão sobre Ensino-Aprendizado. Trab. educ. saúde v.14 no.1 Rio de Janeiro jan./mar. 2016. Disponível em; http://www.scielo.br/pdf/tes/v14n1/1981-7746-tes-14-01-0033.pdf Acesso em 20 de fev 2016.

MORITA MC, KRIGER L, CARVALHO ACP, HADDAD AE. Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia. 2a ed. Maringá: Dental Press, Abeno, OPS, MS; 2013

MORAES JT.; LOPES EMT. A formação de profissionais de saúde em instituições de ensino superior de Divinópolis, Minas Gerais. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 435-444, 2009-2010.

SILVEIRA JLGC, GARCIA VL. Mudança curricular em Odontologia: significados a partir dos sujeitos da aprendizagem. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, n.52.

FERRAZ D. Diretrizes curriculares nacionais da odontologia e análise dos projetos pedagógicos dos cursos do Estado de São Paulo. [DISSERTAÇÃO]. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica. Universidade Federal de São Carlos, 2016.

MORITA, Maria Celeste; KRIGER, Léo. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Revista da ABENO, n. 4,v. 1, p.17-21;

PEREIRA W. História e Perspectivas, UMA HISTÓRIA DA ODONTOLOGIA NO BRASIL. Uberlândia (47): 147-173, jul. /dez. 2012.

MARTINO LVS, BOTAZZO C, ZILBOVICIUS C. Os caminhos públicos da odontologia paulista no início do século XX1 Cad. hist. ciênc. v.6, n.1, São Paulo jan. /jul. 2010.

CARVALHO, A. C.P. Panorama sobre o ensino e a prática da odontologia no estado de São Paulo. São Paulo: Núcleo de Pesquisas sobre o Ensino Superior/USP, 1994;

BRASIL. Actos do Poder Executivo. Decreto nº 1.387, de 28 de abril de 1854. Dá novos Estatutos ás Escolas de Medicina. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1387-28-abril-1854-590272-publicacaooriginal-115439-pe.html Acesso em 23 de mar 2019.

BRASIL. Actos do Poder Executivo. Decreto nº 1.764, de 14 de maio de 1856.

BRASIL. Actos do Poder Executivo. Decreto nº 8.851, de 13 de janeiro de 1883. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-8851-13-janeiro-1883-544207-publicacaooriginal-55189-pe.html Acesso em 20 de ago 2019.

BRASIL. Decreto Nº 9.311, de 25 de Outubro De 1884. Dá novos Estatutos ás Faculdades de Medicina.

BRASIL. Actos do Poder Executivo. Decreto nº 8.850, de 13 de janeiro de 1883

Regula a substituição dos Lentes das Faculdades de Medicina do Imperio e dá outras providencias.

MACAU, 2008. Saúde Bucal Coletiva: Implementando Idéias... Concebendo Integralidade Rio de Janeiro: Rúbio, 2008, v. 1.

QUEIROZ MG, DOURADO LF. O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Rio de Janeiro , v. 16, n. 4, p. 1011-1026, Dec. 2009 .

WHO. La enseñanza de la odontologia. Genebra: OMS. (Série Informes Técnicos, 244). 1962. Citado por QUEIROZ MG, DOURADO LF. O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Rio de Janeiro , v. 16, n. 4, p. 1011-1026, Dec. 2009 .

BRASIL. CASA CIVIL. Lei no 4.324, de 14 de abril de 1964. Institui o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia, e dá outras providências.

LOPES M. G. M, GIONGO, M. Das idéias aos ideais: construção da Integralidade na ótica da produção dos serviços em Saúde Bucal. In: Macau, Mônica. (Org.). Saúde Bucal Coletiva: Implementando Idéias... Concebendo Integralidade Rio de Janeiro: Rúbio, 2008, v. 1, p. 173-190.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia e Odontologia. Resolução CNE/CES nº 2, de 19 de fevereiro de 2002.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia.

LOMBARDO I. 39ª Reunião ABENO. Oficina de trabalho: montagem de módulo de ensino. A Organização Modular do Currículo. Disponível em http://www.abeno.org.br/reunioes-39-oficinas.php Acesso em: 20 de setembro de 2019.

MACAU-LOPES MG. Mudanças curriculares em Odontologia e formação integrada para o mercado de trabalho no SUS. MONOGRAFIA. Especialização em Docência Superior. Universidade Cândido Mendes, 2010.

DANTAS LLFS. Mudanças curriculares na formação em odontologia no brasil: realidade ou intenção? Mestrado Profissional. Ensino na Saúde do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará, 2013.

BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Estatística. Disponível em: http://cfo.org.br/website/dados-estatisticos-de-profissionais-e-entidades-ativas-por-ano/

QUEIROZ MG. O ensino da Odontologia no Brasil: concepções e agentes. TESE [DOUTORADO]. Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG.2006.21.

FERNANDES NETO A. J.; COSTA NETO, O. C. Currículo odontológico face às diretrizes curriculares nacionais. In: CARVALHO, A. C. P.; KRIGER, L. Educação Odontológica. São Paulo: Artes Médicas, 2006. p. 75-86.

BRASIL. CRO-PE

CHAVES SCL, ALMEIDA AMFL, ROSSI TRA, SANTANA SF, BARROS SG, SANTOS CML. Política de Saúde Bucal no Brasil 2003-2014: cenário, propostas, ações e resultados. Ciênc. Saúde coletiva [online]. Ciência & Saúde Coletiva, 22(6):1791-1803, 2017. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/csc/v22n6/1413-8123-csc-22-06-1791.pdf Acesso em 30 de agosto 2019.

SILVEIRA, João L. G. C. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Graduação em odontologia: historicidade, legalidade e legitimidade. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 151-156, maio-ago. 2004.; p.5).

BRASIL. Lei Orgânica nº8080/1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria GM, nº 2062 de 21 de outubro de 2016.

Habilita as Instituições de Ensino Superior, com curso de graduação em odontologia, a receberem a antecipação dos incentivos financeiros destinados à implantação do GraduaCEO - BRASIL SORRIDENTE.

SANSEVERINO L, FONSÊCA G, SILVA T, JUNQUEIRA SR, ZILBOVICIUS C. Integração ensino-serviço na formação em Odontologia: percepções de servidores do SUS acerca da prática pedagógica Revista da ABENO • 17(3):89-99, 2017.

TAKEMOTO M, TOMAZELLI K. A inserção do ensino odontológico no sistema único de saúde. Disponível em:

www.uceff.com.br › revista › index.php › revista › article › view Acesso em 05 setembro 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


visitas

Indexadores: