A influência da cultura organizacional nas estratégias das empresas: um ensaio teórico sobre o fenômeno

Júnia Flávia de Carvalho

Resumo


Este ensaio teórico tem por objetivo identificar correntes de pensamentos que abordam a cultura organizacional como metáfora e variável, a criação de identidade, a estratégia corporativa como norteadora do modelo de gestão, bem como o aprendizado organizacional na perspectiva da cultura organizacional, destacando a possibilidade de alinhamento entre os aspectos da cultura organizacional e as estratégias das empresas. O referencial aponta para a análise do alinhamento sob a cultura como variável, especificamente o componente “valor”, a liderança transformacional como motivadora de soluções compartilhadas, o fomento ao aprendizado por meio de mitos, ritos e estórias para a aderência das práticas e a busca de estratégias para o desempenho superior com vantagens competitivas. Entretanto, o resultado do referencial teórico necessita de estudos posteriores, tendo em vista o cenário de mudanças constantes que vivem as organizações e o tempo que leva para sedimentação da cultura organizacional.

Palavras-chave


Cultura Organizacional; Estratégia; Aprendizado

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Júnia Flávia de Carvalho

Diretórios de Indexação