Competência em Tecnologia da Informação na Indústria Hoteleira

Adriana Fernandes, Bráulio Alturas, Lilian Ponzo Ribeiro

Resumo


Este artigo visa validar um instrumento que possa medir a Tecnologia da Informação na indústria hoteleira. O estudo principal focou na indústria hoteleira e foi realizado com 216 funcionários de dois grupos hoteleiros diferentes no Brasil e em Portugal. Um instrumento desenvolvido pela Tippins e Sohi (2003) foi traduzido para o português e adaptado para o setor hoteleiro. Posteriormente, foi feita uma análise exploratória de fatores para verificar as propriedades psicométricas da versão traduzida e adaptada. Além disso, foi desenvolvida uma versão em escala reduzida. Os resultados indicaram que a escala poderia ser reduzida para nove itens sem comprometer as propriedades psicométricas das escalas de comprimento total. Finalmente, verificou-se que a escala era capaz de medir as diferenças de competência de TI entre grupos. Os resultados mostram que os gestores têm maior competência de TI do que os funcionários. Em relação aos diferentes grupos hoteleiros, foi observado que eles possuem meios significativamente iguais para as operações de TI e conhecimento de TI. Portanto, os hotéis que poderiam melhorar esses dois fatores poderiam ser os que seriam capazes de se diferenciar e criar vantagem competitiva. As implicações teóricas e práticas do estudo também são discutidas.


Palavras-chave


Tecnologia da Informação; Indústria Hoteleira; Escala Reduzida

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