Processo de Compras nas Organizações: um Estudo sobre suas Características

Ionara Houry Heizer, Alex Fernandes de Souza, Maria Helena Sá de Oliveira

Resumo


O objetivo deste trabalho é descrever as características do processo de compras nas organizações, identificando os métodos e técnicas, apontando pontos dificultadores e suas vantagens. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, do tipo descritiva com modalidade de revisão bibliográfica. O universo deste estudo foi composto por artigos científicos indexados na base de dados Spell, Anpad e Scielo, livros e trabalhos de conclusão de curso da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, tendo como amostra o período de 2002 a 2018. Os dados foram tratados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. Foi possível constatar que um processo de compras adequado traz como vantagens para as empresas a maximização de recursos, reduz custos, melhora a qualidade dos produtos e serviços comprados, que se adequem à necessidade da empresa, assim como o desenvolvimento de novos produtos indicando fornecedores e produtos inovadores. Porém, dificuldades se relacionam aos prazos curtos que são exigidos para as compras e conflitos que surgem entre requisitantes e a área de compras.

Palavras-chave


Compras; Características de compras; Processo de compras.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Ionara Houry Heizer, Alex Fernandes de Souza, Maria Helena Sá de Oliveira

Diretórios de Indexação