A Experimentação Aliada à Inter/Transdisciplinaridade como Alternativa para o Ensino de Física nas Universidades: uma Experiência nas Ciências Agrárias

Beatriz Pereira

Resumo


This work presents an inter / transdisciplinary proposal for the teaching of Physics in the universities, focusing on agricultural science courses. The objective is to help students of these courses to understand the applicability and importance of this discipline in their academic and professional lives. For this purpose, a laboratory experiment was carried out, with the participation of students and teachers, in order to measure the electrical conductivity of a soil sample and to interpret the results from the point of view of physical science and soil science.

Keywords: Experimental activity, interdisciplinarity, educational laboratory, teaching Physics. 

====================================================================================================================

 

Este trabalho apresenta uma proposta inter/transdisciplinar para o ensino de Física nas universidades, com foco nos cursos de ciências agrárias. O objetivo é ajudar os alunos desses cursos a compreender a aplicabilidade e importância dessa disciplina em sua vida acadêmica e profissional. Para tanto, foi realizado um experimento laboratorial, com a participação de alunos e professores, para medir a condutividade elétrica de uma amostra de solo e interpretar os resultados sob o ponto de vista da ciência física e da ciência do solo.

Palavras-chave: Atividade experimental, interdisciplinaridade, laboratório educacional, ensino de física.


Texto completo:

PDF

Referências


Descartes R., “Discurso do método”, Martin Fontes (2001).

Favarão N., Araújo C., Importância da interdisciplinaridade no ensino superior. EDUCERE – Revista da Educação, v. 4, n. 2, p.103–115 (2004).

Moraes J., Silva Junior R., Experimentos didáticos no ensino de física com foco na aprendizagem significativa. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v. 4, n. 3, p. 61-67 (2014).

Silva R., Silva S., Souza L., Ruivo M., Comportamento granulométrico de um latossolo amarelo sob diferentes ecossistemas, Belém/PA. 67ª Reunião Anual da SBPC, São Paulo-SP, Brasil (2015).

Gerhard A., Rocha Filho J., A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v.17, n.1, p. 125-145 (2012).

Peleias I., Mendonça J., Slomski V., Fazenda, I., Interdisciplinaridade no ensino superior: análise da percepção de professores de controladoria em cursos de ciências contábeis na cidade de São Paulo. Avaliação, v, 16, n. 3, p. 499-532 (2011).

Guedes C., Machado J., Brito M., Brito S., Machado V., Importância das aplicações da transdisciplinaridade na educação humana. Revista Graduando, v. 1, n. 1, p. 21-32 (2010).

Nicolescu B., Um novo tipo de conhecimento – transdisciplinaridade. M. Mello, V. Barros, e A. Sommerman (Eds.), Unesco e Triom (2000).

Santos, A., Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 71-83 (2008)

Rosa W., Concepções teórico-metodológicas no laboratório didático de física na universidade de Passo Fundo. Revista Ensaio, v. 5, n. 2, p. 13-27 (2003).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CALIBRE - Revista Brasiliense de Engenharia e Física Aplicada

 
 
contador free
 
 

Indexadores, Diretórios, Bases de Dados e Registros (Abstracted and Indexed in):

 
 
 
           

 

     
 
       
 

 

 

ESTATÍSTICAS

 

CALIBRE - Revista Brasiliense de Engenharia e Física Aplicada

ISSN Eletrônico: 2526-4192

 

 Outros Catálogos (Other Catalogs):

    Home