Encáostica, a Engenharia do Caos: Construindo Sistemas Acadêmicos Dinâmicos (Enchaostics, the Engineering of the Chaos: Building Dynamic Academic Systems)

Nilo Serpa

Resumo


O objetivo deste estudo teórico é apresentar e discutir um modelo de simulação caótica que explique como um ambiente acadêmico pode evoluir do caos a estados estabilizados, fornecendo uma base consistente para apoiar novas iniciativas metodológicas que promovam mudanças no atual paradigma da educação. As simulações são dadas como representações de sistemas acadêmicos constituídos por pesquisadores e professores interagindo em um ambiente resistente a mudanças. Atratores bem definidos são encontrados em todas as simulações.

Palavras-chave: simulação computacional, modelagem, atrator, caos.

======================================================================================================The

The aim of this theoretical study is to present and discuss a chaotic simulation model addressed to understand how an academic environment can evolve from chaos to stabilized states, providing a consistent basis to support new methodological initiatives that promote changes in the current paradigm of education. Simulations are given as representations of academic systems consisting of researchers and professors interacting within a change-resistant environment. Well-defined attractors are found in all simulations.

Key words: computational simulation, modeling, attractor, chaos.


Texto completo:

PDF

Referências


Altaisky, M. 2000. “What Can Biology Bestow to Quantum Mechanics?” arXiv: quant-ph/0007023v1.

Din, Q. 2017. “Complexity and Chaos Control in a Discrete-Time Prey-Predator Model.” Commun Nonlinear Sci Numer Simulat 49: 113–134.

Gell-Mann, M. 1996. O Quark e o Jaguar: As Aventuras no Simples e no Complexo. Rocco, Rio de Janeiro.

Gleick, J. 1991. La Théorie du Chaos. Flammarion, Paris.

Haefner, J. 1996. Modeling Biological Systems: Principles and Applications. Chapman & Hall, New York.

Kauffman, S. 1993. The Origins of Order. Oxford University Press, New York.

Lewin, R. 1994. Complexidade: A Vida no Limite do Caos. Rocco, Rio de Janeiro.

Lewis J. 1972. O Homem e a Evolução. Paz e Terra, Rio de Janeiro.

Lorenz E. 1993. A Essência do Caos. Editora Universidade de Brasília, Brasília.

Mamede, S., Penaforte, J. (orgs) 2001. Aprendizagem Baseada em Problemas: Anatomia de uma Nova Abordagem Educacional. Hucitec, Fortaleza.

Mitchell, M. 2009. Complexity: A Guided Tour. Oxford University Press, New York.

Prigogine, I. 1980. From Being to Becoming: Time and Complexity in the Physical Sciences. W. H. Freeman and Company, New York.

Prigogine, I. 2002. As Leis do Caos. Editora UNESP, São Paulo.

Šarlošia, J., Bockob, J., Suroveca, R. 2014. “Deterministic Chaos.” Procedia Engineering 96: 458 – 466.

Serpa, N. 2012. “Computational Simulations and Science: Advanced Lotka-Volterra Modeling in Economics.” Int. J. of Data Analysis & Information Systems 4(2): 69 - 80.

Serpa, N. 2017-2018. “Clouds of quantum machines.” Encyclopedia of Information Science and Technology 4th ed. 91: 1040-1062.

Wheatley, M. 2012. Liderança e a Nova Ciência: Descobrindo Ordem num Mundo Caótico. Cultrix, São Paulo.




DOI: http://dx.doi.org/10.17648/calibre.v2i3.244

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CALIBRE - Revista Brasiliense de Engenharia e Física Aplicada

 
 
contador free
 
 

Indexadores, Diretórios, Bases de Dados e Registros (Abstracted and Indexed in):

 
 
 
           

 

     
 
       
 

 

 

ESTATÍSTICAS

 

CALIBRE - Revista Brasiliense de Engenharia e Física Aplicada

ISSN Eletrônico: 2526-4192

 

 Outros Catálogos (Other Catalogs):

    Home