O Desafio de Aprender a Aprender Matemática: Lições para o Uso Criativo dos Números

Emilly Moura da Cruz, Nilo Serpa

Resumo


O ensino de matemática no Brasil não apenas decaiu em qualidade desde os anos 60, como nunca se alinhou a uma perspectiva real de interdisciplinaridade pedagógica com as ciências naturais, sobretudo a física e a físico-química, ciências que se valem da matemática para a construção dos seus modelos representativos do mundo das coisas exteriores. Por conta disto, nem mesmo um sentido prático cotidiano foi dado ao ensino da matemática elementar, deixando o alunado distante do senso de utilidade da disciplina. O presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem da matemática dentro da nossa realidade cultural, biológica, política e econômica, trazendo um exemplo prático de como um instrumento formal simples pode facilitar de maneira inovadora um processo rotineiro  de gestão.

Palavras-chave: Matemática, processo de ensino/aprendizagem, interdisciplinaridade pedagógica, inovação, representação, utilidade.

======================================================

Abstract: Mathematics teaching in Brazil has not only declined in quality since the 1960s, but has never been aligned with a perspective of pedagogical interdisciplinarity with natural sciences, especially physics and physical chemistry, sciences that use mathematics to build their representative models of the world of external things. Because of this, not even a practical everyday meaning was given to the teaching of elementary mathematics, leaving the students far from the sense of usefulness of the discipline. This article reflects on the teaching/learning process of mathematics within our cultural, biological, political and economic reality, bringing a practical example of how a simple formal instrument can innovatively facilitate a routine management process.

Key words: Mathematics, teaching/learning process, pedagogical interdisciplinarity, innovation, representation, usefulness.


Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Obras: Etica Nicomaquea. Madrid: Aguilar, 1982. 1182p.

BARTHES, R. Elementos de Semiologia. São Paulo: Cultrix, 2006. 116 p.

BAKER, J. 50 Ideias de Física Quântica que Você Precisa Conhecer. São Paulo: Planeta, 2016. 214 p.

BROWN, R. Matemática: 50 Conceitos e Teorias Fundamentais Explicados de Forma Clara e Rápida. São Paulo: Publifolha, 2012. 160 p.

BRUNSCHVICG, L. Les Étapes de la Philosophie Mathématique. Paris : Félix Alcan, 1912. 591 p.

BUNGE, M. Emergencia y Convergencia. Barcelona: Gedisa Editorial, 2004. 398p.

CHRISTIAN, B.; GRIFFITHS, T. Algoritmos para Viver: A Ciência Exata das Decisões Humanas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. 529p.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. PISA no Brasil. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/pisa-no-brasil. Consultado em 15/09/2019.

JORNAL DE DEBATES. Produção Acadêmica e Lixo Acadêmico no Brasil. Disponível em : http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-ebates/_ed833_producao_cientifica_e_lixo_academico_no_brasil/. Consultado em 20/10/2019.

KAUFFMAN, S. The Origins of Order: Self Organization and Selection in Evolution. New York: Oxford University Press, 1993. 709 p.

LIMA, F. Educação e Inovação: Desafios para o Mundo Contemporâneo. Florianópolis: Momento Atual, 2013. 191 p.

MATURANA, H., VARELA, F. A Árvore do Conhecimento: As Bases Biológicas da Compreensão Humana. São Paulo: Palas Athena, 2005. 283 p.

MATZNER, R. Dictionary of Geophysics, Astrophysics, and Astronomy. Boca Raton: CRC Press, 2001. 524 p.

POPPER, K. A Sociedade Aberta e Seus Inimigos (2 volumes). Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1974. 810 p.

ROUSSEAU, P. Histoire de la Science. Paris: Arthème Fayard, 1945. 823 p.

RUSSEL, B. Conhecimento Humano. São Paulo: Unesp, 2018. 809 p.

TESLA, N. Minhas Invenções. São Paulo: Unesp, 2012. 116 p.

VAN DER POL, H. Key Role of Cultural and Creative Industries in the Economy. UNESCO Institute for Statistics, Canada (2011).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Emilly Moura da Cruz, Nilo Serpa

 
 
contador free
 
 

Indexadores, Diretórios, Bases de Dados e Registros (Abstracted and Indexed in):

 
 
 
           

 

     
 
       
 

 

 

ESTATÍSTICAS

 

CALIBRE - Revista Brasiliense de Engenharia e Física Aplicada

ISSN Eletrônico: 2526-4192

 

 Outros Catálogos (Other Catalogs):

    Home