Histórico do periódico

Na educação, o estudante e a aprendizagem devem ser bem cuidados no contexto escolar por meio da valorização e integração das diversas linguagens na ação de educar e, dessa forma, definir a necessidade de um verdadeiro encontro com o tempo em que vivemos e buscamos e/ou queremos valorizar.

Nesse sentido, diversidade tem relação com a vida dos alunos e com o movimento necessário para compreender as formas de organização da sociedade onde devemos encontrar meios de construir com os alunos de modo saudável e compreender que nessa sociedade a igualdade e a diferença se completam.

Para que isso ocorra, o papel do professor em relação ao aluno tem de sair da condição única de transmissão de conteúdo, dando lugar a uma relação em que a aprendizagem é um processo que inclui o tempo todo o aluno como sujeito-objeto-aluno (do aluno pelo aluno e para o aluno).

A revista Educação In Loco apresenta uma série de artigos que aliam a formação docente, a pesquisa e o fazer pedagógico. A proposta deste periódico, é apresentar aspectos teóricos acerca do conhecimento e da competência humana.

Existem diversas formas de combinar teoria e prática levando em conta a responsabilidade da educação em ajudar todos os alunos a descobrir e desenvolver suas qualidades significativas, seus talentos, seus pontos fortes, visto que reconhecendo a importância das habilidades/qualidades humanas, isso servirá como instrumento positivo para os professores diante da construção do currículo/programa de ensino além de dar possibilidade de enriquecimento e sucesso ao próprio educador como ser e como profissional.