A EDUCAÇÃO E O MEIO AMBIENTE NA PERSPECTIVA DA AGENDA 2030: pesquisa participante sobre coleta seletiva no ambiente escolar

Dulce da Silva Reis, Luiza Moreira de Oliveira, Maria Célia da Silva Gonçalves

Resumo


O presente estudo desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, teve como escopo analisar os resultados de uma pesquisa participante realizada em uma escola periférica na cidade de João Pinheiro (MG) no que tange a inserção da coleta seletiva no espaço escolar, tendo em vista à preservação do meio ambiente, tornando um espaço gerador de sustentabilidade. A concretização do estudo se justifica pela necessidade de despertar a sensibilidade dos alunos com relação ao destino dos resíduos sólidos da escola em geral. O objetivo principal desse estudo foi  desenvolver uma proposta para a conscientização dos alunos sobre a questão de descartar os resíduos que eles mesmo geram e também a comunidade, além disso, inserir a coleta seletiva na escola, ensinando a eles os  tipos de materiais que devem ser descartados nas respectivas cores dos recipientes coletores, e assim mostrando-os  práticas simples que eles podem começar a praticar contra o desperdício, fazendo uma grande subsídio para o cuidado com o meio ambiente, envolvendo os estudantes, os membros da comunidade, gestores, funcionários e professores e com isso desenvolvendo diálogos entre os conhecimentos locais voltados à melhoria da qualidade de vida daquela comunidade, podendo levar a ideia para frente. Os s resultados foram analisados à luz dos objetivos preconizados pela Agenda 2030 e apontam para a importância de a escola atuar efetivamente para a concretização de tais objetivos.

Palavras-chave


Sustentabilidade; Conscientização; Educação.

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