INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS: um estudo de caso em uma turma do Ensino Fundamental de uma escola municipal no Noroeste de Minas Gerais

José Ivan Lopes, Caiene Avani dos Reis Caixêta Salgado, Poliana Patrícia Fortunato

Resumo


O presente artigo tem como objetivo averiguar a importância e a necessidade de conhecer os aspectos pedagógicos de uma escola e a forma como ocorre a inclusão digital, destacando a positividade para a melhoria do ensino-aprendizagem dos seus respectivos alunos. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Doutor Sérgio Ulhoa, na cidade de Guarda-Mór, foi escolhida a turma do 3º ano do Ensino Fundamental I. A pesquisa utilizada foi qualitativa e quantitativa, através de questionários aplicados aos alunos, à professora Solange Dayrele e à diretora Tallita. Assim, foi possível averiguar a existência de laboratório de informática e se os equipamentos de informática são utilizados, além de analisar a eficiência do processo ensino-aprendizagem a partir da utilização dos referidos equipamentos.

Palavras-chave


Inclusão digital; Processo ensino-aprendizagem; Pesquisa

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