APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS PELOS PROFESSORES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Pedro Fernando Sahium, Cláudia Valéria Magalhães, Íris Teixeira de Araújo

Resumo


A busca pela qualidade do ensino na educação básica nas escolas públicas é um desafio no país. As avaliações externas tem sido uma ferramenta recorrente na tentativa de solucionar problemas com medidas mais assertivas. O objetivo deste estudo é abordar como se dá a apropriação dos resultados das avaliações externas pelos professores da Educação Básica, com base na melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos. O texto foi produzido a partir de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e qualitativo. Abordar essa temática tem relevância porque, além de ser uma questão atual e necessária no país, é enriquecedora no contexto acadêmico. Os resultados apontam as avaliações externas, porém com pouca eficácia à melhoria da qualidade educacional, pois está mais voltada a avaliar a escola do que o processo de ensino, desconsiderando fatores intervenientes no ensino-aprendizagem, como condições socioeconômicas, estrutura familiar, localidade da escola, entre outros.

Palavras-chave


Avaliações Externas; Educação Básica; Apropriação dos Resultados; Prática Docente; Qualidade do Ensino

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