O OLHAR DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE JOÃO PINHEIRO

Aline Lopes de Oliveira, Pâmela Cristina Carneiro Lopes, Ailton de Souza Gonçalves

Resumo


O presente estudo aborda a visão dos professores do Ensino Fundamental das escolas de João Pinheiro, sobre a violência no ambiente escolar no ano de 2019. O principal objetivo que levou a essa pesquisa foi investigar a que se deve esse aumento dos conflitos e das manifestações de violência no espaço escolar e como os professores das instituições trata esse assunto com os alunos. Assim foi necessária uma pesquisa para identificar a visão dos professores em relação à violência no ambiente escolar; investigar quais são as estratégias que vem sendo utilizadas na prevenção e mediação desses conflitos; averiguar quais são os fatores que levam o aluno a ser violento e verificar os impactos que a violência pode trazer no processo ensino aprendizagem no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, a modalidade de pesquisa deu-se através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo que teve como instrumento um questionário. Foi compreendido que a violência é um problema social e está ligada a estrutura familiar, no entanto, a melhor forma para prevenir e mediar é através do diálogo, da conscientização e do trabalho em equipe/ educação, família e sociedade.

Palavras-chave


Violência; Conflito; Educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Educação In Loco