ANÁLISE DAS DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS POR MEIO DE ANÁLISE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS

Célia Aparecida de Souza, Joana Darc Pereira Brandão, Christiane Renata Caldeira de Melo

Resumo


Este artigo tem como meio identificar as dificuldades de aprendizagem na escrita dos alunos do 5º ano do ensino Fundamental de uma escola da rede pública. Para esta pesquisa, foram utilizados fundamentos de pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados questionários aos professores. É importante, nesse contexto, conhecer as dificuldades ortográficas de coerência e de coesão encontradas pelos alunos nas produções escritas e as estratégias utilizadas pelos professores para promover escrita conforme as normas da Língua Portuguesa, considerando a hipótese de que o aluno escreve como fala. Embasou-se, neste estudo, em autores como Pilastri (2009), Bernardino (2012), Cagliari (1990), Moraes (2002), Vygotsky (2002), Carneiro (2009), entre outros.


Palavras-chave


Aprendizado; Dificuldade ortográfica; Leitura; Aquisição da Escrita

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Educação In Loco