A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: percepções de professoras de escola da Rede Municipal de Ensino de João Pinheiro

Frânquia Rômia Bonfim, Idalberto José das Neves Júnior

Resumo


É através do hábito de ler que o aluno constrói seu conhecimento para a vida em sociedade. O objetivo deste artigo foi o de evidenciar a percepção docente a respeito da importância da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental nas dimensões do uso dos recursos pedagógicos, dos métodos, a dinâmica das aulas e a aprendizagem dos estudantes. Com esse propósito, realizou-se a coleta de dados por meio de entrevistas realizadas no ano de 2017, com a participação de 10 (dez) professoras, que lecionam em Escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de João Pinheiro, estado de Minas Gerais (MG). Os principais resultados evidenciaram que a importância da leitura está na socialização dos estudantes, por meio da prática da leitura, em voz alta (individualmente ou em grupo), utilização de jogos e revistas, alavancada pelo interesse das crianças por meio de descobertas, gerando um aprendizado pela curiosidade e motivação.

Palavras-chave


Leitura; Recursos Pedagógicos; Métodos;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Educação In Loco