A INTERAÇÃO ENTRE APRENDER E ENSINAR

Rosa Jussara Bonfim Silva, Luiz Síveres

Resumo


Este artigo apresenta considerações teóricas e práticas sobre o conceito de interação entre o aprender e o ensinar. Em uma proposta de aprendizagem interativa com sentido e significado, o questionamento apresentado traz a seguinte problemática: É possível os educandos construírem coletivamente seu conhecimento por meio de uma troca constante de informações, de pontos de vista, de questionamentos interagindo uns com os outros? Para colaborar neste processo, trazemos o interacionismo de Vygotsky e suas colaborações acerca do sentido e do significado no processo de ensino e aprendizagem. O conceito de sentido perpassa pela subjetividade espontânea, já o significado é a concretização lógica da aprendizagem. Nos resultados da pesquisa, é possível identificar que, em uma pedagogia interativa entre aprender e ensinar devem ser coerentes, contextualizada e que possa expressar por meio da prática pedagógica a interação entre pensamento e linguagem, sentido e significado.

Palavras-chave


Interação.Ensino. Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


VYGOTSKY, L. S. Interação entre aprendizado e

desenvolvimento. M. Cole et. al.(Org.), São Paulo: Martins Fontes,

VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins

Fontes, 1987.

VYGOTSKY, L.S. O desenvolvimento psicológico na infância. São

Paulo: Martins Fontes, 1999.

VYGOTSKY, L.S. Psicologia Pedagógica. 2 ed. São Paulo: Martins

Fontes, 2004.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins

Fontes 2007.

VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São

Paulo: Martins Fontes, 2010.

VYGOTSKY, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na

idade escolar. In VYGOTSKY, L.S. Linguagem, desenvolvimento e

aprendizagem. São Paulo: Ícone: EDUSP, 2012


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Educação In Loco