DESENVOLVIMENTO HUMANO: O NÚCLEO DA INCLUSÃO EDUCACIONAL

Ivar César Oliveira de Vasconcelos, Gisele Eduardo de Oliveira Silva

Resumo


Nos últimos anos, a inclusão social e a inclusão na educação como um todo têm participado da pauta de estudos dos entrevistadores. Esses estudos, elaborados a partir de investigações em projetos e grupos de pesquisa, e momentos de docência em cursos de pós-graduação, contribuíram para elaborar uma noção sobre o que é a inclusão educacional. Essa noção pressupõe que todo indivíduo tem suas potencialidades e estas precisam ser tomadas como foco primeiro da educação humanizadora. Chegamos, então, ao tema do desenvolvimento humano. Situando-o no âmbito sociocultural e, a partir de reflexões mais amplas, entrevista-se o Prof. Célio da Cunha – com doutorado em educação pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa). Atualmente, ele é professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília. Possui vasta quantidade de publicações nacionais e internacionais, a maioria delas voltada para políticas públicas educacionais. Nesta entrevista, utilizou-se E para identificar a fala dos entrevistadores e C para explicitar as manifestações do entrevistado. Espera-se que este trabalho contribua para aprimorar os estudos sobre a inclusão educacional, o que, certamente, favorecerá a prática educativa humanizadora.

Palavras-chave


: Inclusão. Educação. Desenvolvimento Humano

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, M. A;

CATANI, A. (Orgs.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. 16. ed. Petrópolis: Vozes,

p. 243-255.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da

República; Casa Civil, 1988. Disponível em:

. Acesso em: 18

out. 2020.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de

Educação em Direitos Humanos: 2018. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos.

Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2020.

DELORS, J. et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da

Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez Editora;

UNESCO no Brasil, 1998.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2003.

UNESCO. Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a

Ciência e a Cultura. Paris: UNESCO, 2020. Disponível em:

age=7>. Acesso em: 18 out. 2020.

VASCONCELOS, I. C. O. Democracia, educação e escola: pela inclusão educacional.

Educação, Santa Maria, v. 45, p. 1-22, 2020. DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435464


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Educação In Loco