CIRURGIA SEGURA: ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA SEGURANÇA DO PACIENTE EM CENTRO CIRÚRGICO (ENFERMAGEM)

Renata da Silva, Telma Fiuza, Marcia Nogueira

Resumo


O objetivo do presente artigo é descrever a atuação da equipe de enfermagem no cumprimento do protocolo de cirurgia segura, garantindo a segurança do paciente em centro cirúrgico. Trata-se de uma revisão de literatura realizada por meio de consultas nas bases de dados SCIELO, Lilacs, revistas publicadas pelo Ministério da Saúde (MS) e
Organização Mundial da Saúde (OMS), com a utilização dos seguintes critérios: artigos publicados nos últimos 10 anos, com exceção das publicações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, do ano de 2009. Foram selecionados artigos em português, publicações e protocolos do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde e Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Palavras-Chave: 1. Cirurgia Segura; 2. Enfermagem; 3. Segurança do paciente.


Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDES, R. Programa Nacional de Segurança do Paciente já tem história para contar. 2021. Disponível em: https://proqualis.net/noticias/programa-nacional-de-segurança-do-paciente-já-tem-história-para-conta. Acesso em: 02/09/2021.

BOTELHO, ARM et al. A atuação do enfermeiro na segurança do paciente em centro cirúrgico de acordo com os protocolos de cirurgia segura e segurança do paciente. Revista Presença, [S.l.], v. 4, n. 10, p. 1-28, mar. 2018.

BRASIL. Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente. 2016. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/acoes-e-programas/programa-nacional-de-seguranca-do-paciente-pnsp/implantacao-do-programa-nacional-de-seguranca-do-paciente. Acesso em: 02/09/2021.

_____. Ministério da Saúde/ Anvisa/ Fiocruz. Protocolo para cirurgia segura. 2013. Disponível em: https://proqualis.net/cirurgia-segura. Acesso em: 20/09/2021.

CORONA, ARPD; PENICHE, ACG. A. cultura de segurança do paciente na adesão ao protocolo da cirurgia segura. Rev. SOBECC, São Paulo. jul./set. 2015; 20(3): 179-185.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.