LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO EM EDIFICAÇÃO PREDIAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (CURSO DE ENGENHARIA CIVIL)

Marcos Vinícius Rosado dos Santos, Fabiano de Carvalho Pimentel

Resumo


A escolha do estudo das manifestações patológicas em estruturas de concreto armado se dá pela importância que se deve dar a este tipo de estrutura. Este estudo de caso tem o objetivo de realizar um levantamento das manifestações patológicas em estruturas de concreto armado de um edifício comercial na cidade do Rio de Janeiro. Sendo assim, foram realizadas análises estruturais diariamente de acordo com o desenvolvimento da obra, com apontamentos de estruturas deficientes, foram realizadas as inspeções visuais, registros fotográficos e vistorias na edificação. No entanto, a partir das análises realizadas nesse estudo de caso, fica evidente que as principais manifestações patológicas presentes nas estruturas são: a corrosão do aço e a desagregação do concreto. Esta pesquisa científica tem a função de identificar o tipo de patologia e também informar o método utilizado para o tratamento desses sintomas patológicos.

Palavras-chave: Edificação. Concreto Armado. Patologia.


Texto completo:

PDF

Referências


ARIVABENE, 2015. Antônio Cesar. Patologias em estruturas de concreto armado: Estudo de caso. Revista Especialize On-line IPOG, Goiânia, v. 3, n. 10, p. 1-22, 2015. Acesso em: 05 out. 2022.

ANDRADE apud STEEN, 1997, P. 13. ANDRADE, Jairo Jose de Oliveira. Durabilidade das estruturas de concreto armado: análise das manifestações patológicas nas estruturas no estado de Pernambuco. 1997. Acesso em: 30 ago. 2022

ANDRADE apud DALMOLIN, 1988, p.14. ANDRADE, Jairo Jose de Oliveira. Durabilidade das estruturas de concreto armado: análise das manifestações patológicas nas estruturas no estado de Pernambuco. 1997. Acesso em: 10 nov. 2022.

GNIPPER; MIKALDO JR, 2007, p.2. BARBOSA, Ricardo Gomes. ESTUDO DE CASO DE PATOLOGIA EM IMÓVEL MULTIFAMILIAR EM MANHUAÇU. Repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2021. Acesso em: 20 set. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.